Polêmica: público usa peles falsas e verdadeiras no SPFW

13 jun 2012 - 17h12
(atualizado às 17h16)

O assunto sempre gera controvérsia e nesta edição do São Paulo Fashion Week, apesar de os desfiles serem de verão, o público feminino tem adotado casacos, coletes e estolas de pele, falsas e verdadeiras. O tema ficou entre os mais comentados no Twitter nesta semana, quando a hashtag #blogueirasangrenta chegou ao segundo lugar entre os assuntos mais comentados do microblog.

Galeria de fotos: Confira o SPFW como você nunca viu em mais de 100 fotos

Infográfico: Confira os looks mais estranhos do SPFW

Infográfico: Vote nos melhores looks do SPFW

Infográfico: Escolha a nº 1 do SPFW

Até a modelo Yasmin Brunet se posicionou, desabafando: "eu espero que vire lei. Proibido usar pele de animais. Isso é surreal! Deveria ser legal usar pele humana. O que faz do animal menos do que nós, para poder arrancar a pele deles vivos e não poder arrancar a nossa para fazer um casaco? Por que essa lei implica a nós e não a eles?", afirmou a filha de Luiza Brunet.

Blogueiras que postam looks com peles de animais e marcas que usam o produto foram alvo dos comentários, lembrando que no ano passado a Arezzo tirou de linha uma coleção que usava pele de raposa.

Nos corredores da Bienal, as usuárias de pele falsas e verdadeiras divergem sobre o assunto. Cristina Talacko, presidente da Câmara Austrália-Brasil, vestia uma estola feita com pele de coelho. "Essa peça é da minha sogra e na Austrália coelho é considerado praga, por isso a caça é liberada, assim como a do canguru. Uso por isso e porque está na família há tempos. Não compraria uma nova ou de animais como raposa", disse.

A jornalista Camila Saipp usava um casaco curto de pele fake de oncinha. "Não teria coragem de usar uma pele natural. Matar o bicho só para vestir a pele é muita pretensão nossa", disse. Beatriz Machado, que vestia um colete de pele falsa, também não acha necessidade de usar um verdadeiro. "Para que matar um animal se a tecnologia já oferece uma opção igual?", questionou.

A stylist de moda Taise Mazurek não vê nada de errado de usar pele. Ela vestia um colete com pele de coelho. "A carne de coelho é usada na culinária, então da mesma forma que não se descarta o couro de vaca, por que vai se descartar a pele de coelho?", afirmou ela, que também usaria sem problema peles de outros animais, como raposa. "Não me sinto culpada por isso." Veja na galeria peças de pele falsas e verdadeiras usadas pelas mulheres no SPFW.

SPFW Verão 2013

O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e em HD os desfiles do São Paulo Fashion Week Verão 2013, inclusive para smartphones e tablets. Nesta edição, de 11 a 16 de junho, serão 8 horas ao vivo em vídeo por dia. Como âncoras, o estúdio da parceria Terra e FFW TV, direto do prédio da Bienal, no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, conta com um quarteto de peso: Erika Palomino, Sarah Oliveira, Paola de Orleans e Lara Gerin.

O maior e mais importante evento de moda da América Latina reúne 32 desfiles que apresentam coleções de verão para 2013. Entre as novidades, está a volta de Ronaldo Fraga, que pulou a edição de inverno, em janeiro. Outro retorno anunciado é o da marca Forum, que não desfilava há seis anos. Paula Raia, que estreou no verão passado, pulou inverno, mas participa dessa edição, que terá ainda a estreia de Teca por Helô Rocha, vinda do Fashion Rio, e de Vitorino Campos, estilista baiano de 24 anos. Além de reunir celebridades nacionais na plateia, o SPFW traz ainda as modelos mais importantes do Brasil, como Ana Beatriz Barros e Izabel Goulart. As tops internacionais Candice Swanepoel e Rosie Huntington-Whiteley são destaques desta edição.

Rosângela Espinossi
Direto de São Paulo
Com produção caprichada, Vicky Gois usa casaco de pele fake da Zara
Com produção caprichada, Vicky Gois usa casaco de pele fake da Zara
Foto: Amauri Nehn / AgNews
Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se