SPFW tem noite de estrelas com Gisele, Tom Brady e Izabel

Estrela da Colcci, Gisele desfilou sob os olhares do marido, enquanto Izabel brilhou como destaque da Água de Coco

3 abr 2014 - 07h27
<p>(Da esq. para a dir.) Gisele Bündchen, Tom Brady e Izabel Goulart chamaram a atenção no terceiro dia de SPFW</p>
(Da esq. para a dir.) Gisele Bündchen, Tom Brady e Izabel Goulart chamaram a atenção no terceiro dia de SPFW
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O terceiro dia do SPFW foi recheado de estrelas, tanto nas passarelas como na plateia. O ápice do dia ficou com o desfile da Colcci, que trouxe a übermodel Gisele Bündchen e o modelo número 1 do mundo, Sean O’Pry, que exibiram a moda verão da marca.

Pela Água de Coco, as tops Izabel Goulart, Carol Trentini, Ana Beatriz Barros, Ana Claudia Michels e Carol Francischini brilharam na moda praia apresentada por Liana Thomaz. Já Ana Beatriz Barros foi o destaque da Lilly Sarti nesta quarta-feira. Ainda desfilaram Fause Haten, Gloria Coelho, Ronaldo Fraga e Adriana Degreas, que teve Shirley Mallmann desfilando com exclusividade.

Publicidade

Paula Raia

Paula Raia abriu sua casa no Jardim Europa para receber os convidados de seu desfile de verão 2014/2015. A estilista se inspirou numa mulher que trança com palha uma esteira e tem os filhos ao lado brincando no barro. O resultado foi uma profusão de vestidos, saias e tops cropped trabalhados manualmente, com tramas e trançados, que ora vinham mais ajustados, ora mostravam mais volumes. Paula enfatizou os volume nos quadris, seja com as saias amplas ou com sobreposições, algumas de cintura basque. Talvez tenha sido proposital mostrar a região ampliada, uma vez que é identificada com a fecundidade.

SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Paula Raia
Video Player

As transparência das tramas também deixavam, entre outras partes do corpo, seios à mostra em dorsos ajustados. Saias mais amplas e parte de cima justa, dando um contraponto de volumes à silhueta. O desfile começou com tons de palha, cru, que iam esquentando aos poucos até chegar ao terrosos fortes, como ocre. Algumas das peças tinham aplicadas uma a uma dobraduras como origamis, que davam um efeito de pétala ou escama. Totalmente orgânica, Paula Raia pensou em um verão com pé no chão, apesar dos sapatos de plataforma altíssima com os quais as modelos desfilavam. Make leve e cabelos presos numa trança comprida atrás finalizavam essa imagem da mulher em comunhão com a natureza.

Publicidade

FH por Fause Haten

Uma mulher americana com toque monástico e retrô, com saias gigantes e camisas bonitas. Foi com essa inspiração que a grife FH por Fause Haten encheu de cores, flores, brilho, volume, elegância e acessórios extravagantes o teatro da universidade FAAP. A apresentação performática teve manequins pendurados, câmeras espalhadas pelo palco - uma delas presa a Fause Haten - e coreografia para os convidados.

SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da FH por Fause Haten
Video Player

Fause apresentou saias longas e volumosas, com saiotes, sobreposição de tecidos, aplicação de miçangas, de flores de fuxico, retalhos de tecidos, listras e brilho. A cintura marcada com cós frizado foi uma característica da coleção que o designer classificou nem como de verão, nem como inverno, mas de "abril 2014". A predominância de tecidos acetinados foi visível. Como acessórios, a grife apresentou colares de penas coloridas, enfeites de flores na cabeça, objetos brilhantes e sempre bastante chamativos.

Publicidade

Gloria Coelho

O desfile começou com uma sucessão de peças justas caneladinhas, em cores como azul, verde e preto, com tule preto por cima. Parecia um desfile apenas para garotinhas. Depois, os tubinhos dos anos 60, com aplicações geométricas arredondadas, em tons de nude, off-white.

SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Gloria Coelho
Video Player

Depois veio a linha dos pretos, com calças, casacos com manga aberta na frente, lembrando pelerine, vestidos. Lindos, diferentes, com cortes que valorizam os ombros, como o vestido usado por Vivi Orth, que de frente quase não se nota a manga curta. Tule transparente no braço com aplicações de cristais, como se fossem segunda pele. Pelerines e calças cigarretes de couro, com mistura de tons claros, também bem ao estilo da estilista e com ênfase nos anos 60, como no look de Alicia Kuczman. Armaduras vinham representadas por peças que valorizam e estruturam os ombros, com delicadeza. No final, os vestidos de festa, longos ou curtos, com muitas transparências, com pastilhas de couro ou de tecido sobre tule ilusion, em cores que vão do prata ao dourado, passando por pink, abóbora, verde, vermelho. Linhas retas, babados presos e mais cristais.

Ronaldo Fraga

Publicidade

Os balões, a cores, os pés grandes e os murais pintados por Cândido Portinari estiveram na passarela de Ronaldo Fraga. O estilista lançou mão de tecidos como algodão, seda e linho. O mineiro lançou no desfile o fio de poliamida Amni Soul Eco, da Rhodia, que desintegra 50% em pouco mais de um ano dentro de aterros sanitários.

SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Ronaldo Fraga
Video Player

Apesar da homenagem, o estilista colocou na passarela elementos que são tendência, como o tressê da tela feita com fitas de linhas coladas, além de botinhas com quadradinhos em tons de azul e laranja, que segundo ele, lembram os céus de Portinari. Ronaldo abre o desfile com vestidos de fios de seda crua tramados à mão, em tons de azuis e cinza, depois começa a encher de cores, como nos vestidos retos em tons de azul, amarelo e vermelho, lembrando os balões. Macacões, bermudas e blusas tipo t-shirt mais larguinhas e longos amplos também estão entre as peças criadas por Ronaldo. Em algumas, fios de algodão saíam das estampas, dando a impressão de uma obra inacabada, em outros, brilhos aplicados sobre releituras dos azulejos de Minas e bordados reproduzindo desenhos.

Lilly Sarti

A estreia da grife Lilly Sarti no São Paulo Fashion Week veio recheada de tops. Ana Beatriz Barros abriu o desfile com um longo transparente, matador. Depois vieram Daiane Conterato, Aline Weber, Bruna Tenório e várias outras que mostraram a inspiração proposta pela jovem dupla Lilly e Renata Sarti. 2014 é o Ano do Cavalo e foi esse tema que Lilly, a estilista, imaginou.

Publicidade
SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Lilly Sarti
Video Player

As peças para essa mulher jovem que é cliente da marca vêm em seda, chamois, jeans, capas, blusas e vestidos fluidos em devorés feitos com desenhos inspirados nas ferraduras, em tons com azul-claro, amarelo, verde-musgo, arroxeados e branco. Essa leveza de shape contrapõem-se com algumas peças feitas de chamois. As tramas manuais em peças alongadas, como capas usadas com jeans, também apareciam em couro nos tons de vinho e amarelo, por exemplo, como na saia e blusinha combinando. Anote: peças com tramas são fortes para o verão. Comprimentos curtos e longos, silhuetas mais pesadas ou mais fluidas ganharam vida na passarela da grife. A grife paulista reaproveitou elementos do estilo indígena, já presente na moda há algumas temporadas, com os chamois, franjas e casacos longos, em peças que renovam a silhueta das garotas que gostam de montaria.

Assim surgem calças jeans, muito couro, cores terrosas. As peças chegam com a intenção de alongar a silhueta. As franjas, aliás, são o ponto forte da coleção: surge nos jeans, nas blusas, nas capas, nas sandálias e nas bolsas levadas na mão. Os ombros, parte que vem sendo muito valorizada na estação, também ganharam atenção da grife, com blusas de mangas longas, mas abertas, deixando os braços à mostra. Para mostrar que se pode usar transparência de forma comportada, a maioria das peças que deixavam a pele à mostra tinha um sutiã por baixo.

Água de Coco

Izabel Goulart, Carol Trentini, Ana Beatriz Barros, Ana Claudia Michels, Carol Francischini, Renata Kuerten estão entre as sereias da grife Água de Coco por Liana Thomaz, a primeira de moda praia a desfilar no verão 2015 em São Paulo. Com o tema Água Viva, a marca foi buscar inspiração na vida submarina. De lá surgiram cardumes de peixes, escamas, pele de arraias, corais, madrepérolas e conchas para estampar os biquínis, maiôs, bodies. Os tops, por exemplo, podem vir com mangas amplas; biquínis ganham, babadinhos, bodies aparecem com mangas compridas e bordadas, as saídas ganham desdobramentos de tecidos, hotpants conversam com tops.

Publicidade
SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Água de Coco por Liana Thomaz
Video Player

A grife também trouxe saias franzidas e tipo lápis, vestidos, macacões e calças compridas. A modelagem das peças surge minimalista, o que faz aparecer ainda mais as estampas, que ganham importância ao serem impressas em tecidos como lycra com acabamento de escama e neoprene texturizado.

Essas matérias se contrapõem com a leveza da seda transparente. O body, peça que está entre as tendências para fora das praias, aparecem com mangas compridas, muitas vezes com bordados transparentes, alguns deles representando cascalhos em tons de coral. As tonalidades vão dos tons terrosos, passando por amarelos, caramelo, preto com bordô, branco com preto, turquesa, coral. Os looks com as estampas em azul e verde, uma das principais apostas da grife, também ganham brilhos com foil. Algumas peças enganam os olhos, pois de frente podem parecer inteiras, mas atrás ganham aberturas. Também maiôs com aberturas na frente e atrás se juntam a túnicas longas, de seda leve. Maxibrincos e maxicolares complementavam os looks, que nos pés traziam sandálias com tiras de cordas.

Adriana Degreas

A grife de moda praia Adriana Degreas trouxe aquelas peças que são maravilhosas para ver nas passarelas e nas capas de revista, mas difíceis de usar na vida real. Maiôs e biquínis foram feitos como lingeries, com lycra preta rendada com desenhos que lembram folhas. Presos em tule ilusion, calcinhas e tops surgiam vazados, às vezes com aberturas estratégicas, deixando à vista do umbigo até em baixo. Ou como na calcinha desfilada por Bruna Tenório, com abertura atrás coberta com babado transparente.

Publicidade
SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Adriana Degreas
Video Player

A grife pensou numa mulher dominadora, as "mulheres alfas", que teve na entrada final de Shirley Mallmann seu apogeu, com maiô verde malva e capa longa dourada e trabalhada como renda. Os tradicionais caftãs da grife chegam para o verão 2015 transformados em macacões, atualizando a peça que faz bonito papel fora das praias e piscina e deixam a mulher mais alongada. As hot pants com blusas de mangas amplas e decotes profundos faziam às vezes de bodies. Maiôs vinham com cavas profundas, botões grandes como enfeite e até bolsos. Os decotes em V chegavam até o umbigo e se reproduziam na parte de traz, terminando no começo das calcinhas.

Adriana Degreas abusou das transparências, tanto nos maiôs e biquínis como em vestidos e saias. O rosinha e o verde foram as cores chaves, junto com o preto e o dourado.

Colcci

Gisele Bündchen na passarela é sempre sinal de comoção na plateia. Não foi diferente desta vez, com as duas entradas da top mais bem paga do mundo. Na primeira, a musa apareceu com vestido justo de jeans abaixo dos joelhos, com barra franzidinha e frente cruzada em X. No último look, ela vestia saia-lápis também abaixo dos joelhos e top cropped com decote em V de onde já saiam as mangas curtas soltinhas do lado.

Publicidade
Gisele Bündchen desfila pela Colcci no SPFW
Video Player

Já o modelo número 1 do mundo, Sean O’Pry entrou desfilando um blazer com estampas tropicais o burburinho. A coleção de verão 2015 da Colcci trouxe uma atitude tropical sem exageros. A silhueta das mulheres é justa ao corpo, com saias mídi, de barrado franzido, e muitos tops e blusas cropped, deixando a pele à mostra em detalhes. Os ombros, como tem se visto nos desfiles, têm lugar de destaque, seja por estarem à vista, seja pela valorização por meio das mangas e da modelagem. E esse foi o ponto-chave da coleção. As mangas vinham como continuidade da roupa, sem cortes, acompanhando a linha dos ombros, com certa influência das vestes orientais.

SPFW Verão 2014/2015: veja desfile da Colcci
Video Player

O artesanato também foi destaque, com rendas e bordados feitos à mão, com flores aplicadas sobre jeans e pedras colocadas manualmente formando flores, como as azuis sobre jeans claros. As cores são quentes, como turquesa, vários rosas, dos mais claros aos fortes, nude e off-white. As flores apareceram também bordadas sobre sedas e gazar, como nas peças de fundo branco e bordados amarelos. Pantalonas curtas, com pregas frontais, que aumentavam o volume. Saias franzidas, no comprimento mídi e ajustadas na cintura lembravam os anos 50.

Para os homens, a modelagem casulo nos blazers deixa o shape mais arredondado e confortável. Assim como para as meninas, listras, flores tropicais e cores fortes enfeitavam as peças.

Publicidade

Famosos

Com a presença de estrelas do mundo fashion, a quarta-feira do SPFW também atraiu vários famosos à estrutura montada no Parque Cândido Portinari. Logo cedo, a atriz Bruna Lombardi esteve na capital atual da moda e soltou: “precisa ter tesão para ser sensual”.  Quem também foi cedo ao SPFW foi a apresentadora Luciana Gimenez – carismática, a ex-modelo disse ter se sentido “gordíssima” ao ver as atuais donas das passarelas. 

À tarde, começaram a chegar famosas como Valesca Popozuada, que desfilou seu ‘beijinho no ombro’ pelo São Paulo Fashion Week. Pouco antes, Gabriela Duarte, filha de Regina Duarte, havia comentado o fato de estar um pouco afastada da televisão e justificou não estar pensando na TV Globo: “vou fazer teatro”. 

Com a proximidade do desfile da Colcci com a supermodel Gisele Bündchen como grande destaque, o São Paulo Fashion Week começou a encher de famosos. Bárbara Evans esteve no local e, com as sessões de remoção da polêmica tatuagem em homenagem à mãe Monique em andamento, afirmou que o processo para tirar a inscrição da pele “dói muito”. 

Publicidade

Sempre presente no mundo da moda, a socialite Val Marchiori foi outra que apareceu no local e esbanjou sua ostentação ao brincar que "vestir Chanel, Valentino, Prada é o meu fraco". Uma das grandes frases da noite foi, no entanto, de Antonia Fontenelle. A socialite disse estar solteira por enquanto, mas admitiu: “amo o Emerson Sheik”.

A grande estrela da noite chegou muda e saiu calada. O astro do futebol americano Tom Brady deu ao São Paulo Fashion Week um prestígio nunca dado a nenhum evento de moda: pela primeira vez, assistiu a um desfile de sua mulher Gisele Bündchen da plateia.  

Fonte: Terra
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se