A atriz Marina Palha voltou à década de 1960 pelas mãos do maquiador Fernando Torquatto nesta terça-feira (29), no São Paulo Fashion Week. Usando sombras, pincéis e todo o seu talento, o artista recriou o estilo de divas como a top model Twiggy e Brigitte Bardot. "Adorei, com essa roupinha já estava me sentindo nos anos 1960, vestidinho e escarpin", disse Marina, que será protagonista da próxima novela das 19h, Além do Horizonte, da TV Globo.
Marina já interpretou personagens de outras épocas, mas a década preferida dela é a de 1960: "tem charme, romance e é muito feminina".
Transformação 60
A transformação começou com a preparação da pele com base e pó facial e escova nos cabelos, pela cabeleireira Lucia Sirimarco. Ela desfiou os fios para ouriçá-los e dar volume à parte superior da cabeça, com o auxílio de grampos e spray fixador.
Torquatto começou a make definindo as sobrancelhas da atriz com um pincel. "É importante definir sem marcar", disse. Ele usou uma sombra duo em tons de rosa com textura perolada nas pálpebras. Para dar característica dos anos 1960, ele usou um pincel chanfrado com tonalidade mais escura de rosa para desenhar o côncavo dos olhos: "isso é muito importante para abrir os olhos". Para não deixar a linha tão marcada, o maquiador esfumou com um pincel. "Para dar uma cara mais contemporânea", justificou.
"O delineador é fundamental para criar qualquer vibe de anos 1960", continuou Torquatto. Para mulheres que não têm muita precisão para fazer um olho estilo gatinho, o truque é esfumar com pincel o final da linha, aconselhou. A finalização da maquiagem nos olhos de Marina foi com a máscara para dar volume aos cílios - outro ponto importante da moda dos anos 1960, segundo ele - e iluminação nos cantos e parte inferior dos olhos. "Para dar aquele olhinho bem Twiggy, vou passar um pouco de máscara nos cílios de baixo", afirmou.
Torquatto usou um blush rosado nas bochechas e um de cor neutra para valorizar o contorno do rosto e o rosado. Para os lábios, o maquiador escolheu um batom rosa claríssimo. "Ela poderia estar com essa mesma maquiagem e um batom pêssego, sem problemas". O primeiro look, segundo ele, é indicado para o dia.
Transformação noite
Com o pincel chanfrado úmido, ele marcou a linha do côncavo dos olhos com uma sombra preta: "para criar um olho mais dramático". Ele marcou os cantos externos também com sombra preta e pincel chanfrado. Com um lápis de esfumar preto, ele deu contorno à parte inferior dos olhos, sem deixar um traço marcado.
Torquatto usou, em seguida, um iluminador abaixo dos olhos para valorizar a maquiagem no local. E, para finalizar, ele aplicou um blush iluminador sobre o blush. "Para a maquiagem pode usar um batom escuro, um claro com efeito nude que está na moda ou um semi rosa", disse. Ele optou pela cor vinho para realçar o batom rosa claro que já estava aplicado na atriz. "Quando a make estiver mais pesada, é legal fazer um coque mais bagunçado ou um rabo de cavalo, para não apagar o rosto", aconselhou.
Terra transmite desfiles do SPFW
O Terra, a maior empresa latino-americana de mídia digital, transmite ao vivo e com exclusividade para web os desfiles da coleção de inverno 2014 do São Paulo Fashion Week, entre 28 de outubro e 1º de novembro. As transmissões acontecem em parceria com o FFW, do Grupo Luminosidade e responsável pelos principais eventos de moda do Brasil.