A top model Ana Schurmann não se contenta apenas em desfilar, posar para campanhas. Artista multifacetada, além de cantar e tocar mais de sete instrumentos musicais, entoando suas próprias composições, a jovem de 27 anos ainda desenha e executa os figurinos que veste em videoclipes e apresentações musicais, contemplando desde a orquestra até dançarinos.
Com criações autorais feitas à mão, Ana inova mixando design de moda, versatilidade e matérias-primas inusitadas. Os looks que desenha e costura passam por peças que se transformam, como o vestido que desmembra de suas camadas outros acessórios diversos como luvas e bolsas, acoplados às silhuetas geométricas e suntuosas (veja abaixo).
Materiais inovadores também são destaque das criações, como o ferrofluido, espécie de metal líquido e magnético usado no Programa Espacial da Nasa. Ana tem se dedicado ainda a estudos em torno do desenvolvimento de tecidos a partir de cogumelos e de cannabis.
Aposta na música, a multiartista catarinense Ana Schurmann atua desde os 13 anos como modelo, onde transitou mundo afora trabalhando para grifes como Dior e Calvin Klein. Há sete anos, passou a explorar o cenário musical, em que transita sem pudores entre estilos variados, do rap à música clássica e da bossa nova à música eletrônica.
No cenário internacional, Ana Schurmann coleciona feitos: já assinou a trilha sonora do desfile da Max Mara, em Milão, desbancou nomes consagrados como The Weeknd e Lil Nas X no ranking do Deezer italiano, além de ter emplacado na playlist da BBC britânica.
Em 2021, ainda em plena pandemia, Ana Schurmann estava morando em Auckland, na Nova Zelândia, e gravou um clipe cantando num teatro histórico totalmente vazio. Na ocasião, ela falou com exclsusividade ao "Elas no Tapete Vermelho". Veja video da entrevista abaixo.