O E! Entertainment do Brasil, que assim como em outros países, é um dos principais canais que transmitem o tapete vermelho de eventos como o Met Gala, que acontece dia 1º de maio, na próxima segunda-feira. Para celebrar o evento, o E! produziu o terceiro filme fashion sobre o evento, que este ano tem como tema "Karl Lagerfeld: A Line of Beauty". A plataforma convidou o estilista Rafael Silvério e a modelo indígena Dandara Queiroz para a produção do vídeo.
Para o desafio, Silvério decidiu fazer sua leitura da carreira de Karl Lagerfeld, ícone da indústria da moda que, além de ter sua marca própria, também foi diretor criativo das grifes Chanel e Fendi. "Karl é um dos criativos mais versáteis que tivemos na história da indústria, acredito que sua precisão técnica, principalmente na alfaiataria, é um dos seus pontos mais virtuosos", disse Silvério, que criou três looks para o fashion film, todos dentro desse universo da alfaiataria.
"O uso da cor preta, a sisudez na alfaiataria… Também nos propusemos a dar
fôlego a uma reedição, uma releitura dos anos 1960, época na qual Karl teve uma grande
ascensão, antes de trabalhar para a Chanel", completou o criador da Silvério Brand. Para Silvério, a moda é uma forma de expressão que, aos poucos, vem ampliando seu
campo de atuação. "Anos atrás, eu demoraria mais tempo para destacar meu trabalho. A
moda irá escoar todas as pautas da sociedade civil, ora se apropriando e esvaziando o
discurso, ora se aprofundando para fazer mudanças sistêmicas", completou Silvério. O vídeo faz referência até à gata do estilista alemão: a Choupette. Karl, que faleceu em 2019, deixou parte de sua fortuna a ser destinada ao cuidados e mordomias da felina.
Rafael Silvério é cofundador da organização VAMO - Vetor Afro-Indígena na Moda, uma startup de inovação social que cria ferramentas para acelerar a reparação racial no meio da moda e reúne profissionais da área para trabalhar o antirracismo com ações educativas e positivas. O estilista é também um dos idealizadores do projeto Sankofa, ao lado da modelo carioca Natasha Soares, que levou em 2020 grifes comandadas por pessoas pretas ao SPFW.
Veja o filme aqui
A produção do filme fashion teve a colaboração do stylist João Massud e quem veste as criações de Silvério no fashion film é Dandara Queiroz, modelo com ascendência indígena que se destacou na São Paulo Fashion Week, em 2021. "Silvério e eu temos uma relação muito linda, porque trabalhamos juntos desde o primeiro SPFW em que participei, que também foi a primeira vez dele. Acompanhei toda a trajetória dele e ele acompanhou a minha evolução como modelo. Então, isso vai além de trabalho. É algo com muito sentimento envolvido. Esse fashion film é especial até pela representatividade", afirmou Dandara.
Com ascendência da etnia Tupi-Guarani, Dandara diz que não esperava ter tanta
visibilidade no mundo da moda. "Foi uma surpresa, mas acredito que o que a gente planta
com amor rende bons frutos. E foi uma colheita incrível, pela oportunidade de entrar
nesse contexto de representar diversos povos", celebrou a modelo, que destaca a inclusão
da diversidade brasileira no mundo, em diferentes segmentos. "Essa inclusão está
possibilitando que muitas pessoas cheguem a esses lugares aos quais, hoje, estamos
chegando", completou a modelo, que recentemente protagonizou o episódio "Pintadas", da série "Falas da Terra - Histórias Impossíveis", da Rede Globo, que foi ao ar dia 17 de abril.
Este é o terceiro fashion film que o E! Entertainment produz para o "esquenta" do Met
Gala, com a presença de estilistas e modelos que realçam a diversidade na moda. O
primeiro trouxe Alexandre Herchcovitch com Lana Santucci, participante de Born To
Fashion que se destacou nas passarelas. O segundo foi com Day Molina e Zahy Tentehar,
gravado originalmente na língua Guajajara.
O fashion film do Met Gala é mais uma ação que reforça o compromisso do E! de apostar
em produções nacionais e apoiar a "Diversidade, a Equidade e a Inclusão" (DEI), pilares
da ação global da NBCUniversal International Networks, também refletidos na campanha
VOZES DO E!, lançada em 2019.A transmissão exclusiva e ao vivo do tapete vermelho do evento, direto de Nova York, será segunda-feira, dia 1º de maio, às 19h.