Todo mundo conhece a dobradinha que deixa o corpo bombado: malhação e alimentação. Mas alguns detalhes fazem toda a diferença para garantir que esses fatores proporcionem os resultados esperados.
A musculação tem um papel importante. O esforço para levantar peso provoca microlesões nos músculos que, ao serem regeneradas pelo organismo, fazem com que eles fiquem maiores. Esse processo também gasta muitas calorias, ajudando a deixar a silhueta sequinha e fazendo a musculatura aparecer.
Mas de nada adianta puxar ferro sem dar um descanso para o corpo. “Ter boas noites de sono e dar um intervalo de pelo menos 24 horas entre um treino e outro é imprescindível”, diz a personal trainer Silvia Santilli, de São Paulo. Do contrário, ele não tem tempo hábil para realizar a recuperação muscular e, além de não deixá-lo sarado, pode provocar uma lesão.
O treinamento funcional é outra boa opção. “Os exercícios são realizados usando o peso do próprio corpo, mas nem por isso são menos intensos e seus resultados aparecem com rapidez”, afirma Silvia. A modalidade ainda ajuda a reorganizar as fibras musculares, fazendo com que elas trabalhem de maneira mais eficiente.
Alimentação
As proteínas magras são as estrelas da alimentação de quem quer ficar musculoso. Isso porque ela participa da construção e da reparação da massa magra. Mas isso não é razão para ninguém exagerar, pois o excesso não é utilizado pelo corpo e ainda sobrecarrega os rins. O ideal é procurar um nutricionista para calcular a quantidade ideal do nutriente para o seu peso e quantidade de exercício.
E, ao contrário do que muita gente pensa, os carboidratos também são essenciais nesse caso, pois fornecem energia e, sem eles, o corpo vai usar a proteína para esse fim. As gorduras boas, presentes no azeite, nas nozes e nos peixes de água fria, por exemplo, também são bem-vindas já que ajudam a reparar o organismo, inclusive a massa magra, depois do treino.
Veja na galeria alguns famosos antes e depois de ficarem musculosos.