Os posteriores da coxa também são conhecidos como extensões do quadril e são formados pelos músculos semitendíneo, semimembranoso e o bíceps femoral. Os posteriores da coxa mantém a função de desacelerar o movimento da perna na fase de balanço da corrida e assim existe uma pergunta: dá para treinar os posteriores da coxa com eficiência?
É possível treinar os posteriores da coxa com eficiência
"O melhor exercício para posteriores da coxa é a cadeira flexora, pois promove tanto alongamento como contração. Diferente do stiff e mesa flexora, que atuam com maior ênfase em uma das duas fases, sendo stiff na excêntrica e mesa na concêntrica", afirmou o personal trainer Fernando Dragão.
Outra orientação do Fernando é que soa como interessante inclinar-se para frente da cadeira flexora, o que aumenta ainda mais o alongamento do posterior, já que o objetivo desse treino é o fortalecimento.
"Se seu posterior for um ponto fraco, treine duas vezes na semana. Iniciando o treino com prioridade sempre nos exercícios flexores e finalizando no stiff e multiarticulares, como sumô e legg 80. Não precisa isolar totalmente o treino de posterior. Faça-o no treino e quadríceps também", detalhou Fernando.
Além disso, o treino de posterior contribui para melhora da flexibilidade, mobilidade, postura e previne lesões na região lombar. "Lembrando que o posterior da coxa é menor e mais fraco que o quadríceps. Então, não se indica fazer o mesmo volume de treino sempre", completou o personal.
Qual é a outra maneira de intensificar o treino?
"Treinar panturrilhas e adutor antes do treino de posterior é uma excelente forma de intensificar o treino. Afinal, com o adutor e panturrilha fatigados, eles não darão tanto suporte no treinos de posterior", concluiu Fernando Dragão.