O universo da educação física está em constante evolução, ou seja, a todo momento é comum ver novos temas. Nesse sentido, é tanta pesquisa, que até confunde quem busca levar uma vida saudável. Quem ganhou ênfase nos tempos foi o efeito EPOC.
O que é isso?
"EPOC (Excess Postexercise Oxygen Consumption), que em português significa "Consumo Excessivo de Oxigênio Pós-exercício". É simplesmente a maneira como o corpo relaxa após o exercício", diz o treinador Fernando Dragão.
O corpo usa oxigênio na produção de energia enquanto está em ritmo de treinamento. Além disso, as atividades de alta intensidade usam mais o oxigênio. Os exemplos são os treinos intervalados, sobrecarga, progressão de cargas e queima de mais calorias.
"Após o exercício, seu corpo precisa reequilibrar seus hormônios, reabastecer seus estoques de combustível, reparar células e tecidos musculares danificados para ajudá-lo a retornar ao seu estado normal. Para isso, você gasta energia, além disso seu corpo continua a queimar caloria, mesmo depois da conclusão do seu treino", explica Fernando.
Pensamento simples
Imagine o seu corpo como um carro. Se o veículo realiza longa viagem e não é desligado, consequentemente ficará frio e com calor em até cinco horas. Esse raciocínio serve para expor como é o efeito EPOC.
"Quanto mais intenso for o seu treino mais EPOC você terá. O EPOC só acontece quando os músculos trabalham até o nível de fadiga. Você faz com regularidade um trabalho de velocidade ou treinamento de força? Então, esgota a energia dos seus músculos ao final de uma sessão", garante.
Orientação
"Procure sempre intensificar seus treinos com técnicas avançadas de treinamento, mas sempre com a orientação de um bom profissional. Não faça nada sem o acompanhamento de um profissional de educação física e um especialista em nutrição. Bons treinos", conclui Fernando Dragão.