Óleo de coco é mais saudável? 9 mitos e verdades sobre o assunto

Queridinho no mundo fitness, alimento pode ser ótimo para a dieta, desde que usado da maneira correta

8 jun 2022 - 16h42
(atualizado às 17h45)
Óleo de coco
Óleo de coco
Foto: Shutterstock / Sport Life

Provavelmente você já ouviu alguém falar sobre os diferentes usos do óleo de coco no cuidado pessoal. Mas, você sabia que o produto é também um excelente aliado na nutrição?

Extraído do fruto maduro, o óleo de coco virou febre principalmente entre aqueles que buscam uma alimentação saudável e formas de emagrecer, ganhando grande destaque no mercado alimentício.

Publicidade

No entanto, o óleo de coco ainda é motivo de muitas dúvidas, mitos e lendas quanto aos seus benefícios para a saúde através da dieta. Por isso, o nutricionista especialista, Marco Quintarelli, respondeu as nossas dúvidas sobre o famoso óleo de coco. Confira:

1. É mais saudável que óleos de cozinha vegetais, como soja, girassol, canola, etc?

Verdade! O óleo de coco é composto por 90% de gordura saturada, sendo 2/3 desta gordura de TCM (triglicerídeos de cadeia média) que, segundo estudos possuem muitos benéficos para a saúde, melhor que os óleos refinados vegetais em geral.

2. Deve substituir o azeite?

Publicidade

Mentira! O óleo de coco não deve substituir o azeite. Eles são lipídeos de estrutura molecular diferentes. O azeite tem alto teor de lipídeos monossaturados e com especificações diferentes de um lipídio com alto teor de gordura saturada como o óleo de coco. Ele pode sim ser utilizado como se utiliza o azeite em algumas preparações, mas sempre sobre orientação de um nutricionista.

3. O consumo promove doenças cardiovasculares

Mentira! A Associação Americana do Coração (AHA) não indica o consumo de óleo de coco devido ao alto teor de gorduras saturadas, porém, recentes estudos mostram que o consumo do óleo de coco ajuda a melhorar os fatores de risco de doenças cardiovasculares como diminuir o LDL e aumentar o HDL, lipoproteínas que atuam para aumentar ou diminuir o risco das doenças cardiovasculares.

4. Emagrece e auxilia no controle do açúcar no sangue

Verdade! Atualmente existem artigos científicos que comprovam os benéficos do óleo de coco, quando sendo utilizado de forma correta e controlada, para o aumento do metabolismo saudável, auxiliando na perda de peso. Além disso, seu consumo consciente também tem poder de melhora da função mitocondrial das células o que reduz o risco de doenças auto imunes, diabetes, aterosclerose, câncer, entre outros.

5. Ajuda a melhorar funções cognitivas e previne Alzheimer

Publicidade

Verdade! Existem estudos e artigos que demonstram os benefícios do consumo do óleo de coco em diversas doenças do ser humano, como o Alzheimer. Seu consumo, quando correto, auxilia na melhora da função mitocondrial das células o que melhora a função neurológica e cognitiva o que beneficia a redução de possíveis doenças neurodegenerativas como o Alzheimer.

6. Todo mundo pode consumir, sem contra indicação

Mentira! Apesar de ser uma gordura considerada saudável, todo o consumo, como quantidade e frequência, deve ser indicado e avaliado por um nutricionista. Ele pode avaliar o perfil alimentar do paciente, suas comorbidades, a quantidade e frequência de consumo.

7. Promove saciedade e ajuda na prisão de ventre

Verdade! Devido ao seu perfil lipídico, o óleo de coco ajuda na saciedade, ajuda na microbiota intestinal, melhorando o desempenho do intestino pois também é considerado um antiviral, antibiótico e antifúngico.

8. Melhora o sistema imunológico e previne gripes e resfriados

Publicidade

Verdade! O óleo de coco é considerado um antiviral, antibiótico e antifúngico, por conter recursos essenciais para fortalecer o sistema imunológico de um organismo. O óleo de coco também possui propriedades antioxidantes, antifúngicas, antibacterianas e antimicrobianas que também contribuem para um corpo saudável e imune.

9. Promove energia

Verdade! O óleo de coco na dieta, quando assistida e feita de forma correta, pode ser uma excelente fonte de energia.

Para concluir, devemos sempre considerar que o óleo de coco é um lipídeo altamente calórico e que, devido às suas características e propriedade, deve ser utilizado de maneira adequada para que o indivíduo se beneficie de todos as suas qualidades. Cada indivíduo possui uma característica de necessidade nutricional que deve ser respeitada para não se ter problemas de saúde no futuro.

Para uma alimentação saudável e adequada a você, consulte um nutricionista.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações