Engana-se quem pensa que basta apenas passar cosméticos no rosto para que eles apresentem resultado positivo. Saber a ordem de aplicação de cada item de beleza também é importante, pois quando a sequência correta é seguida à risca, o produto tem seu efeito potencializado sobre a pele.
Feita sem critério, a aplicação de soluções que vão do creme hidratante ao gel antiespinhas não estimula totalmente as substâncias responsáveis pelo embelezamento cutâneo. “É um erro passar os cremes de forma aleatória, formando camadas e mais camadas de produtos sobre a pele, achando que eles vão funcionar em conjunto”, diz Mika Yamaguchi, farmacêutica da Biotec Dermocosméticos.
Primeira etapa
Logo cedo, para iniciar a rotina de cuidados com a face, lave o rosto com água e sabonete específico ou neutro. Essa ação irá preparar a pele para receber os cosméticos seguintes e absorver melhor os ativos. Nesta fase, também vale a pena complementar a higienização com a aplicação de tônicos, adstringentes ou mousse de limpeza facial, produtos que eliminam a sujeira acumulada nos poros, além das células mortas e da oleosidade na região.
Segunda etapa
Com o rosto limpo e fresquinho, aplique os produtos com fórmulas mais leves, facilmente reconhecidos pela base de água ou gel. Na sequência, passe soluções mais encorpados, como as loções, e, por último, os cremes mais pesados, como os anti-idade. “Se não for assim, os mais leves não conseguem passar pelos pesados e, por consequência, não chegam à pele. Logo, não farão efeito”, orienta. Além disso, é interessante esperar alguns segundos para o item secar antes de aplicar o próximo.
Essa sequência também vale para os cosméticos de uso noturno, pois é nesse período que eles ajudam a cútis a reparar os danos sofridos durante o dia e prepará-la para o dia seguinte.
Terceira etapa
Com a pele hidratada, é a vez da proteção solar. Aplique o filtro em todo o rosto, em uma quantidade semelhante à de uma colherzinha de chá. E depois disso, a mulher, finalmente, pode fazer a make. Na ordem, passe primer, base e corretivo, enquanto as demais maquiagens não têm sequência definida.