Quanto você passou de perfume hoje? Você tem um que é sua marca registrada ou ele muda de acordo com o seu humor? Pois uma pesquisa sugere justamente o contrário: a fragrância que você escolher é que pode mudar o seu estado de espírito. Com informações do site do jornal britânico Daily Mail.
Esqueça a xícara de café forte ou um banho relaxante – pesquisadores apontam que uma esguichada do perfume certo pode levantar o seu astral ou prover o relaxamento de forma mais efetiva. Will Andrews, cientista-chefe da Procter&Gamble (e a pessoa por trás de fragrâncias como Hugo Boss, Dolce&Gabbana e Gucci), explica que os aromas provocam muitas emoções. “É por isso que o bulbo olfatório, no alto do nariz, que é a primeira parte do corpo a detectar um cheiro, se liga diretamente como sistema límbico, a parte do cérebro associada às emoções, o comportamento e a motivação", explicou.
O especialista ainda esclareceu que aprendemos a responder a certas essências também para construir uma "biblioteca pessoal", que impulsiona memórias. Se você pedir a um grupo de mulheres para cheirarem um pós-barba, as reações serão diferentes, dependendo se a primeira vez que sentiram este cheiro foi no pai, no namorado ou no chefe.
O site ouviu o especialista em perfumes Lawrence Roullier White e Tim Jacobs, da Cardiff University’s School of Biosciences. Veja algumas explicações sobre por que as essências podem alterar o humor. Confira.
Conforto: baunilha
“Não só cheira bem o suficiente para se comer, mas também é associada às recompensas e prazeres da infância – sorvete, biscoito e bolos”, afirma White. Alguns especialista também acham que o cheiro está próximo ao aroma do leite materno. Sendo assim, o cheiro tem efeito relaxante.
Sedução: flores brancas
“As flores brancas contém moléculas chamadas índoles, também encontradas no ferormônio animal. Então, enquanto o seu lado racional cheira flores, a parte primitiva do cérebro reconhece a essência como um marcador de atração, associando com o desejo sexual e com a atividade.”
Levanta astral: cítrico
“No Reino Unido, estamos condicionados a associar a essência cítrica ao frescor”, diz Jacobs. “O império britânico absorveu a tradição indiana de lavar as mãos com limão”, completa.
Tranquilizante: lavanda ou rosa
“A lavanda contém linalol, conhecida por ser relaxante", diz Jacobs. A essência de rosas também já mostrou efeito relaxante no sistema nervoso, que regula a resposta do organismo diminuindo a taxa de respiração e pressão arterial.
Energizante: alecrim ou hortelã
“O alecrim contém timol, um estimulante”, diz Jacobs. E o hortelã já se mostrou um aliado da performance física.