Pilates no solo ou com aparelhos? Saiba qual é o mais eficiente

Fisioterapeuta aponta os benefícios da prática; intensidade e força são diretamente impactadas pelo método

24 ago 2023 - 05h00
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher fazendo pilates
Imagem meramente ilustrativa de uma mulher fazendo pilates
Foto: Alex Shaw/ Unsplash

O pilates traz uma série de benefícios à saúde. Por exemplo, melhora a postura, atenua sintomas como estresse e ansiedade, alivia dores crônicas e fadiga muscular e promove relaxamento.

Essa avaliação é da fisioterapeuta e instrutora de pilates Lavinia Guimarães. Em entrevista ao Terra, ela pontua que tanto a prática feita no solo quanto a feita com auxílio de aparelhos trazem efeitos positivos para a circulação, capacidade respiratória, coordenação motora, resistência, flexibilidade e a prevenção de patologias, entre outras coisas.

Publicidade

O diferencial está no uso da força. "Os dois possuem o mesmo efeito, porém o solo exige mais força pois não terá os aparelhos auxiliando nem regulando a intensidade. (...) Com o uso e ajuda das molas, trabalhamos muito mais à força, um trabalho de fortalecimento completo de todo o corpo", indica Lavinia.

Além de aparelhos, a fisioterapeuta lembra que é possível usar ainda acessórios, como bola, aro, faixa e bastão, agregando à aula.

Perder 500 calorias só com caminhada? Conheça o método Perder 500 calorias só com caminhada? Conheça o método

Pilates em casa

A realidade é que nem todo mundo pode pagar aulas em um estúdio de pilates ou, por questão de logística, prefere uma atividade virtual. Mas com o auxílio de móveis e mantimentos, a aula pode ser feita normalmente. Anote as dicas de Lavinia:

Publicidade
  • Faça alongamentos diários;
  • Use uma cadeira para fazer agachamento;
  • Substitua o halter por quilos de alimento;
  • Use o cabo de vassoura como bastão.

"Temos uma gama de materiais que podemos usar", ressalta a fisioterapeuta. O conselho dela é reproduzir exercícios com segurança, sem provocar dor ou desconforto. O ideal, no entanto, é buscar um profissional especializado sempre que possível.

Fonte: Redação Terra Você
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações