A designer de sobrancelhas e cílios, Maria Vitoria, usou seu perfil no Instagram para fazer um alerta às mulheres que usam extensão de cílios. A profissional encontrou um carrapato agarrado nos fios sintéticos enquanto fazia a manutenção de uma cliente.
Na publicação compartilhada pela profissional, ela ressalta que o cuidado com as extensões vão além da estética e são também uma questão de saúde.
“Após encontrarmos um carrapato nos cílios de uma cliente, reforçamos a importância de manter uma rotina de limpeza adequada, especialmente para quem usa extensões”, escreveu a designer.
Maria Vitoria recomendou que as clientes sempre lavem os cílios com produtos específicos, evitem contato frequente com animais sem a devida higienização e sempre façam revisões com um profissional.
Parasitas também podem aparecer em cílios naturais
Em entrevista ao Terra Você, a oftalmologista do CBV- Hospital de Olhos, Fabiola Gavioli Marazato, contou que, embora sejam muito raros, parasitas também podem aparecer em cílios humanos.
“O que a gente pode ver são os piolhos, o mais comum é o Phthirus pubis, que sempre está relacionado a uma baixa condição de higiene”, explica a médica.
Quanto ao carrapato que aparece no vídeo, Marazato afirma que não é comum que esse tipo de parasita grude em humanos ou nos cílios, portanto é possível que ele tenha se originado de algum animal de estimação ou ambiente infestado.
“Por não ser um pelo propriamente dito e sim um fio sintético, ele tem uma facilidade maior do carrapato aderir. No pelo humano, no cílio, dificulta um pouco, porque tem uma oleosidade natural”, diz a profissional.
A oftalmologista também recomenda que se faça a higienização dos cílios com shampoos neutros para evitar outras formas de contaminação.
“Até mesmo usar esses shampoos para bebê, fazer uma higienização para remover a oleosidade, remover partículas de poeira”, indica.