Pugliesi dá dicas para secar e comenta polêmica sobre publicidade no blog

A garota fitness do momento, Gabriela Pugliesi, contou sobre como mantém a forma e rebateu críticas sobre fazer publicidade não sinalizada

11 fev 2014 - 08h25
(atualizado às 08h26)
Gabi Pugliesi conta como mantém a forma e dá dicas para secar
Video Player

Com apenas um ano de vida, o blog Tips4Life foi uma criação bastante “caseira”, segundo a autora, mas já concentra mais de 500 mil seguidores interessados em dicas de saúde, boa forma e beleza. Aos 27 anos, Gabriela Pugliesi passou de anônima para referência em hábitos saudáveis, estrelou capa de revista, ganhou uma coluna de boa forma e foi considerada a “musa fitness” do Instagram. A receita para o sucesso é uma combinação de fotos em que ela aparece fazendo exercícios, dos alimentos que consome, sugestões para perda de peso e da coluna de entrevistas “Raio-x”, responsável pelo crescimento “viral” do blog.

“Eu sempre amei dar dicas para as amigas e era um E.T. nos escritórios em que trabalhava, só eu levava marmita e frutas, não tinha isso. Acabei virando uma referência e minhas amigas me ligavam para perguntar o que comprar no supermercado”, contou “Gabi”, como é conhecida, em entrevista ao Terra. No Instagram, ela compartilhava imagens dos lanchinhos e atividades físicas: “todo mundo achava engraçado e perguntava por que eu não fazia um blog”. “Um dia eu estava em casa e falei ‘vou fazer’. Em duas horas criei, caseiro mesmo, e mandei para os meus amigos acessarem”, lembrou.

Publicidade

A partir da criação do blog, Gabi estabeleceu um compromisso ainda maior com o próprio corpo. Ela, como muita gente, seguia dieta regrada e praticava exercícios durante a semana, mas aos sábados e domingos “desencanava”. A saladinha e carne magra dos dias úteis eram trocadas por chocolate, queijo e amendoim. “Era sempre assim, segunda-feira eu estava inchada e sexta-feira magra”, contou. A disciplina em tempo integral a fez perder 3 kg de gordura em seis meses: “parece que fiquei 10 kg mais magra na foto de antes e depois”, comparou. “Esse é o grande segredo para a secadinha”.

A rotina da Gabi, compartilhada no Instagram – que ela diz ser seu próprio reality show -, começa com suco verde pela manhã e exercícios físicos. “Faço musculação duas vezes por semana e nos outros dias faço muay thai ou balé e algum aeróbico por 30 minutos”, detalhou. A blogueira é adepta das refeições a cada três horas e, para ela, a alimentação saudável é responsável pelo corpo magro e definido. “Sempre como carboidrato com alguma fonte de proteína, castanha com fruta. No almoço, faço prato com salada, frango ou peixe e sempre opto pelos carboidratos bons, como mandioca e batata doce, não como farinha branca”, relatou.

Gabi Pugliesi comenta polêmica sobre publicidade em blog
Video Player

Publicidade

Polêmica: publicidade não sinalizada

Recentemente, o blog Tips4Life recebeu diversas críticas feitas nas redes sociais contra propagandas não sinalizadas. No dia 28 de janeiro, a autora do blog Cronista Amadora, identificada como Nina, escreveu um texto que reúne as principais censuras relacionadas ao trabalho de Pugliesi.  Nina citou os usuais contratos entre empresas e blogueiras para a divulgação de produtos da área de beleza, sem que seja informado aos leitores que o post é pago e, portanto, é um anúncio. “Acho muito possível que alguma adolescente chegue a consequências profundamente desastrosas seguindo ‘dicas de bem-estar’ de uma pessoa que não é formada em nutrição e nem em educação física”, escreveu sobre o blog Tips4Life.

Nina acusou Pugliesi de receber dinheiro para divulgar produtos como se fossem apenas dicas pessoais dela. Segundo Nina, as quantias chegariam a R$ 6,8 mil por um post no blog e R$ 3,6 mil para compartilhar uma imagem no Instagram. Ela ainda apontou o caso de uma leitora que teria sofrido taquicardia ao usar um termogênico indicado por Pugliesi.

Em entrevista ao Terra, Gabi Pugliesi afirmou que todas as dicas “mais técnicas” são dadas com respaldo de nutricionistas colaboradores do blog e que o restante ela escreve com base nas experiências vividas. “Ninguém passou mal, a pessoa fez uma montagem de um produto que eu postei quando meu blog não tinha nem 10 dias, a própria menina no minuto seguinte se desculpou falando que tinha se confundido”, se defendeu.

Ela ainda afirmou que as críticas são ações de “má fé” e que por ser uma pessoa pública está sujeita à situação. “Não sou unânime, vai ter gente que não gosta de mim. Para tudo na vida tem o ônus e o bônus, esse é o ônus”, disse. Gabi recebe mais de 500 e-mails por dia e, segundo ela, nunca se deparou com uma mensagem ofensiva em sua caixa de mensagens.  A blogueira contou receber “muitos presentes” de empresas e sempre compartilhar com suas seguidoras quando avalia que vale à pena. “Quando tem (publicidade) é escrito, no Instagram eu não faço muito. No meu blog tem mais conteúdo patrocinado, é um conteúdo mais sério, então, tem muitas empresas grandes que patrocinam”, explicou. “O Instagram é mais o meu dia a dia, mas como tudo que eu posto tem marca, naturalmente vão achar que é propaganda”.

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações