O contato com ftalatos, composto químico encontrado em materiais plásticos desde canos de PVC até cortinas de banheiro, painel de carros e embalagens, pode ser o culpado pela queda do interesse das mulhers por sexo. Um estudo apresentado na American Society for Reproductive Medicine concluiu que quem tem maior concentração do componente no corpo costuma dizer "hoje não, querido" com duas vezes mais frequência.
Estudos anteriores já haviam relacionado o ftalatos a diabetes e asma, além de "feminilizar" o cérebro dos bebês de sexo masculino. A Organização Mundial da Saúde alertou para "sérias implicações na saúde" que o composto pode causar, tanto nos sistemas físico como psicológico. Em relação as questões sexuais, ele interfere no equilíbrio hormonal causando disfunções de estrogeno e testosterona, ambos envolvidos com a libido.
"Para muitas mulheres que perdem a libido, não há explicações tão óbvias para isso acontecer, por isso é preciso saber qual a influência dos compostos químicos nisso", explica a Dra. Emily Marrett.
Além do contato direto, o ftalatos entra no corpo pela comida - principalmente por causa das embalagens - e até respiração. "Uma das recomendações é reduzir potencialmente o consumo de alimentos processados", diz a especialista.
A libido feminina pode ser também influenciada pelo cigarro, medicação, dar à luz, trocar de emprego, entre outros fatores.
Tire 32 dúvidas sobre a gravidez