Raquel Brito diz que coceira íntima era alergia a lâmina; como tratar e alternativas para depilação

Ex-peoa usou perfil no Instagram para explicar que não tem complicações de saúde graves na região íntima, como era especulado pelo público.

15 out 2024 - 11h00
Foto: Em Off

Após gerar especulações sobre o motivo do desconforto na região íntima que apresentou durante sua passagem pela "A Fazenda 16", Raquel Brito usou seu perfil no Instagram para explicar porque estava sentindo coceiras no reality show rural. 

A irmã de Davi Brito, desclassificada do programa após precisar ser internada durante uma prova do reality, disse que o motivo da coceira foi a alergia que tem a lâminas de depilação. 

Publicidade

“Como toda mulher, eu tenho alergia a barbeador. E em mim, a coceira é pior. Assim que passa o barbeador eu tenho alergia. Lá na casa, você esquece que está sendo filmada. Tinha hora que eu coçava, mas é porque eu tenho alergia”, explicou a ex-peoa.

O que causa alergia ou irritação ao usar lâminas de depilação?

Em entrevista ao Terra Você, o médico dermatologista, fundador e diretor clínico do Instituto Fraga de Dermatologia, José Roberto Fraga Filho, explica que alguns fatores podem contribuir para a irritação da pele após o uso de lâminas. Entre eles:

  • Lâminas velhas, sem fio ou desgastadas;
  • Micro cortes causados pelas lâminas;
  • Alergia ao níquel, material da lâmina;
  • Depilação muito frequente;
  • Foliculite na região;
  • Histórico de pelos encravados;
  • Pele ressecada;
  • Depilação a seco.

É alergia ou só uma irritação?

O médico conta que existem alguns sinais de que a irritação após o uso da lâmina é, de fato, uma alergia. Para diferenciar os casos, é necessário ficar atento à duração dos sintomas que podem surgir após a depilação. 

Entre os principais sinais estão: vermelhidão, descamação ou bolhas que não melhoram em poucas horas. 

Publicidade

Como tratar a pele irritada ou com alergia após a depilação com lâmina?

Para quem sofre com o pós-lâmina, o dermatologista indica compressas frias, hidratação, cremes calmantes com Aloe Vera e, em casos mais graves, cremes à base de corticoides ou pomadas antibióticas, caso haja infecção secundária. 

Evitar o uso repetido da lâmina, optar por roupas leves e soltas, e evitar produtos que possam irritar a pele, como álcool ou fragrâncias, também são medidas eficazes para prevenir irritações e alergias após a depilação.

Produtos podem ajudar a prevenir alergias e irritações

Os géis de barbear são recomendados por criarem uma camada protetora e facilitarem o deslizamento da lâmina, especialmente quando não possuem fragrância e contêm substâncias calmantes, como a Aloe Vera. 

O dermatologista explica que embora existam espumas e óleos indicados para ajudar na depilação, eles são considerados menos eficazes.

“Após a depilação sempre hidratar se possível com cremes ou géis calmantes que contenham aloe vera, em casos mais acentuados temos que usar pomadas com corticoides”, recomenda.

Publicidade

Alternativas de depilação para pessoas alérgicas a lâminas

Para pessoas alérgicas a lâminas, existem diversas alternativas de depilação que podem ser menos agressivas à pele. 

Depilação a laser – Método duradouro que utiliza laser para eliminar os pelos, reduzindo significativamente seu crescimento ao longo do tempo.

Depilação com cera – Pode ser feita com cera quente ou fria, removendo os pelos pela raiz. Apesar de causar um pouco de desconforto, é uma opção eficaz e pode ser menos irritante do que lâminas.

Cremes depilatórios – Produtos químicos que dissolvem os pelos. É importante escolher cremes para peles sensíveis para evitar irritações adicionais.

Depilação com linha (threading) – Técnica tradicional que remove os pelos, especialmente no rosto, com o uso de linhas de algodão ou poliéster.

Depilação elétrica (máquinas depiladoras) – Aparelhos que arrancam os pelos pela raiz. Embora possa ser desconfortável, não causa as mesmas irritações que a lâmina.

Publicidade

O dermatologista destaca que não existem depilações definitivas e sim prolongadas, pois os pelos sempre irão surgir. Ele alerta que é preciso fazer uma avaliação antes de escolher seu método de depilação.

“Importante lembrar que nenhum equipamento de laser consegue tirar pelos brancos e pacientes morenos ou negros precisam ter muito cuidado pois a chance de queimadura é grande”, alerta o médico.

Fonte: Redação Terra Você
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se