"Rita, como você faz pra ser magra preparando tanta comida gostosa?", perguntam os seguidores da chef, escritora e apresentadora Rita Lobo. A resposta é complexa e, como ela indica, exige dedicação. Mas o resultado compensa.
Em vídeo publicado no Instagram na segunda-feira (7), a chef lembra que mais de 50% da população brasileira está com sobrepeso ou com quadro de obesidade. O número mostra que não se trata de uma questão de cunho individual, e sim coletiva.
Ao citar os dados, Rita não se aprofunda nesse ponto, mas reconhece que a má nutrição é consequência de um conjunto de fatores, que incluem "questões econômicas, sociais e de informação". No vídeo em questão, ela foca naquilo que é sua especialidade: o sistema alimentar.
"Ele privilegia o consumo dos ultraprocessados que são aquele grupo de alimentos cheios de químicos, aditivos — sal, açúcar, gordura. É o pão de forma de saquinho, o molho de tomate de latinha, o macarrão instantâneo, o biscoito recheado, o salgadinho de pacote, a lasanha congelada", lista alguns exemplos.
A chef destaca que a medida que essas comidas foram se infiltrando no dia a dia do brasileiro, foram também tomando o espaço dos alimentos produzidos sem ultraprocessados. Mas assim como o problema é complexo, a solução passa por diferentes frentes, que envolvem setores econômicos e políticos para melhorar a realidade social.
"Tem muitas coisas que não estão nas nossas mãos agora. Mas tem duas que estão", antecipa Rita antes de listar o que pode ser feito no âmbito individual:
- diferenciar “comida de verdade”, a natural, dos ultraprocessados;
- cozinhar, porque a comida "não brota" na mesa.
"Dito tudo isso, eu posso responder o seguinte pra quem pergunta como eu faço pra não engordar fazendo tanta comida boa: primeiro, eu realmente não como ultraprocessados. Nenhum. Minha consciência não deixa, meu paladar não gosta e minha barriguinha reclama".
Se essa postura for adotada, Rita acredita que é possível comer de tudo, sem exageros. "Agora, sem saber cozinhar fica difícil fazer boas escolhas alimentares. Você não tem autonomia pra preparar suas refeições e muito provavelmente nem sabe direito o que você está comendo, além do risco de cair em todo tipo de modismo nutricional", avalia.
A própria chef ensina a cozinhar, com diversas receitas disponíveis gratuitamente em seu site oficial. Rita Lobo leva ainda adiante a defesa da "comida de verdade" em seus programas no GNT.