A hair stylist Nilcéia Rocha, do salão Nilcéia Rocha Coiffeur, no Rio de Janeiro, explica que hoje em dia a mulher pode usar o cabelo cacheado no comprimento que quiser: “Não existe mais aquela história de que cabelo cacheado não pode ser curto. O melhor corte é o repicado, sempre em camadas para evidenciar os cachos. Mas se você tiver muito volume e não quiser que ele arme, o ideal é repicar só nas pontas”.
Além de um bom corte, existem produtos e maneiras de cuidar do cabelo que ajudam a controlar o volume. “O corte certo é a melhor maneira de controlar o cacho. Mas você pode apostar nos modeladores também. O mais importante é hidratar os fios sempre, cabelo hidratado e saudável é domesticado”, ensina a profissional.
A mulher que deseja manter os cachos com aparência tratada e hidratada precisa manter uma rotina de cuidados específicos em casa: “Hidrate os fios com máscaras de nutrição uma vez por semana, faça reconstruções capilares quinzenalmente se necessário e aposte no leave-in, ele é o melhor amigo das pontas do cabelo. Use a mesma linha de produtos específicos para seu tipo de cabelo e esqueça os cremes para pentear, isso não se usa mais”.
Do liso ao cacheado
Nilcéia ressalta que quem tem cabelo liso também pode entrar para o time das cacheadas : “Existem duas maneiras, você pode apostar nos tratamentos como permanentes ou modelar os cachos com babyliss. Mas a segunda opção precisa de um spray fixador bem forte porque o liso tende a não manter os cachos perfeitos”.