Segredo das famosas, algas podem reduzir 75% da gordura corporal

24 abr 2013 - 08h42
(atualizado em 20/6/2018 às 15h26)

Victoria Beckham e Britney Spears têm um segredo de beleza em comum: ingerir algas marinhas para manter o corpo em forma, especialmente a bladderwrack, segundo o jornal Daily Mail. E parece que a aposta dá certo, afinal Victoria continua com a silhueta esguia e Britney conseguiu enxugar quilos extras.

Publicidade

Se acha que a proposta é só mais umas das “invencionices” das famosas para emagrecer, está errado. Os benefícios são reais. “De acordo com alguns estudos, a maior parte da perda de peso associada às algas está relacionada à fibra extraída delas, o alginato, que reduz cerca de 75% da gordura corporal”, disse a nutricionista Alessandra Paula Nunes, especialista em nutrição clínica e mestre em cardiologia, da Clínica Bem Nutrir.

Foto: Getty Images

O alginato ajuda na absorção de gordura e proporciona sensação de saciedade sem ter ingerido muita comida. Fora isso, as algas aumentam a taxa metabólica basal por conterem iodo, que atua na glândula tireoide, acelerando o metabolismo e, assim, ajudam na queima de gordura. São pobres em gorduras e têm elevado valor nutritivo, mas com baixo valor calórico.

A lista de benefícios não para por aí. De acordo com a nutricionista, contribuem para a saúde geral, principalmente para o bom funcionamento do sistema nervoso e endócrino, resultando em cabelos fortes e saudáveis, pele macia e sistema imunológico resistente. Além de possuírem ação antibiótica, pesquisas sugerem que podem inibir a formação de tumores e auxiliar na redução do colesterol, prevenção da arteriosclerose, diminuição da pressão alta.

Alimentação

Publicidade

O jornal Daily Mail revela que Victoria aposta em shakes feitos com algas, enquanto Britney as saboreia cruas. Vale acrescentá-las em saladas, sopas, preparo de peixes, culinária japonesa. Devem acompanhar uma dieta composta principalmente por saladas, frutas e grãos integrais.

Tire da cabeça a ideia de comer muitas algas marinhas para aumentar os seus benefícios. O consumo deve ser de apenas 10 g uma vez ao dia ou de 5g duas vezes. “Contêm grande quantidade de sódio, que pode causar o aumento da pressão arterial e, além disso, possuem muito iodo, que por um lado é bom, pois regula o metabolismo, mas por outro pode ser prejudicial, uma vez que, em excesso, pode causar o hipertireoidismo”, alertou a profissional.

Para que possa usufruir do efeito saciante, é necessário ingeri-las 30 minutos antes das refeições. É importante dizer que a perda de peso é um fator individual, difícil de estimar, e a alga não o reduz se não estiver associada a uma dieta balanceada e atividade física. “Deve-se levar em consideração que essa perda de peso só é válida quando se tem algas presentes na alimentação diariamente”, enfatizou Alessandra.

Navegue pela galeria de fotos e confira as principais algas que ajudam na perda de peso.

Publicidade

Fonte: Ponto a Ponto Ideias Ponto a Ponto Ideias
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações