Mais uma vez, Simone Biles precisou rebater as críticas que recebe sobre o seu cabelo sempre que faz aparições públicas. A ginasta, que se apresenta nas Olimpíadas de Verão de Paris 2024, foi alvo de comentários racistas sobre a aparência dos seus fios.
Após ganhar a quinta medalha de ouro da sua carreira nos Jogos Olímpicos, na terça-feira (30), a atleta falou abertamente em suas redes sociais sobre as críticas ao seu penteado durante o evento de qualificação para a ginástica artística feminina no domingo (28).
Em seu perfil no Instagram, Biles mostrou que estava com os fios penteados e comentou que as altas temperaturas aliadas a uma longa viagem de ônibus sem ar-condicionado foram os fatores responsáveis por desalinhar seu cabelo.
“Não venha falar comigo sobre meu cabelo. Ele foi arrumado, mas o ônibus não tem ar condicionado e está tipo 90000 graus”, escreveu a ginasta. “Da próxima vez que você quiser comentar sobre o cabelo de uma garota negra, simplesmente não comente”, completou.
Outros casos
Esta não é a primeira vez que a atleta de 27 anos teve que se defender de críticas sobre seu cabelo. Em seu documentário "O Retorno de Simone Biles", disponível na Netflix, Simone Biles desabafou sobre como os comentários negativos sobre a sua aparência a impactaram ao longo dos anos.
"Os comentários sobre meu cabelo em 2016, me incomodaram. Disseram que era um cabelo bagunçado, duro e fora do lugar. As pessoas ficam muito confortáveis comentando coisas e por isso eu silencio [nas redes sociais]. O padrão de beleza é pesado."
Em 2017, a ginasta precisou usar seu perfil no X (antigo Twitter) para questionar os comentários que recebeu sobre seu cabelo após uma participação em um evento nos Estados Unidos.
"Tenho uma pergunta para todos que comentam sobre meu cabelo quando pareço genuinamente feliz na foto. Você parece perfeito o tempo todo? Tudo está em perfeita ordem?”, escreveu Simone.
I have 1 question to everyone commenting about my hair when I genuinely look happy in the photo..
Do you look perfect ALL the time? 🤭
everything in perfect order.?
— Simone Biles (@Simone_Biles) December 12, 2017
Até mesmo após seu casamento civil com Jonathan Owens, em abril de 2023, a atleta recebeu comentários racistas e precisou justificar seu penteado. Ela comentou a publicação de uma pessoa que saiu em sua defesa.
“Acho que eles também se esquecem de que eu moro em Houston, no Texas, e eu estava suando nas fotos! Mas eles podem continuar reclamando. Eu não ligo, não ligo, não ligo".
i think they also forget i live in HOUSTON TEXAS & I sweat those out!! soon as we stepped outside for pics
but they can keep complaining idc idc idc
— Simone Biles (@Simone_Biles) April 23, 2023