Sombra rosa. Só de pensar deu um frio na espinha? Esqueça a ideia de que esse tom de sombra é datado e brega. As passarelas dos desfiles outono-inverno de grifes como Chanel e Alexandre Herchovitch apontam que o make pink é moderno e divas como Cate Blanchett e Jada Pinkett Smith, mostram que pode ser muito, muito sofisticado – basta saber usar.
A maquiadora Mariana Gorini, do salão Crystal Hair, no Rio de Janeiro, dá seis dicas espertas para você pegar os pincéis e usar e abusar (sem exagerar) da sombra rosa. Anote e veja a galeria de fotos para se inspirar.
1. O rosa funciona com todos os tons de pele e cor de olhos. Mas, para Mariana, a melhor combinação é na pele bem clarinha e olhos também claros. “As peles escuras e olhos escuros também ficam bonitos com a sombra rosa, mas nesse caso, recomendo o rosa mais forte ou neon, para maior destaque.”
2. Para o dia a dia, opte pela sombra sem brilho. Use com esfumado de tom marrom para dar mais profundidade ou a sombra sozinha para um ar mais natural.
3. Não passe batons vibrantes junto com a sombra rosa. O ideal é o tom nude.
4. O blush pode ser mais marcado ou mais natural, depende apenas do efeito que se deseja obter.
5. O tom coringa é o rosa-claro. Ele pode ser usado em qualquer ocasião.
6. Para compor o rosa com outras cores de sombra, as que mais combinam são nos tons de marrom, cinza-chumbo e preto.