O vídeo de uma influenciadora digital depilando o "bigode" com uma lâmina de barbear viralizou no TikTok. Durante a filmagem, Marina Cristofani questiona: "Quantos anos você tinha quando descobriu que 'gilete' (sic) não engrossa o pelo?". Na legenda, ela emenda: "Seus hormônios que são responsáveis por engrossar os pelos, não uma lámina que tira apenas a parte externa do fio".
De acordo com o biomédico Thiago Martins, a ideia de que a remoção de pelos com lâmina os torna mais grossos é um mito comum, mas não é suportada por evidências científicas.
"O que ocorre é que, ao cortar o pelo com a lâmina, a ponta do pelo é cortada em um ângulo reto, o que pode fazer com que ele pareça mais grosso ou mais escuro à medida que cresce novamente. No entanto, o pelo em si não muda em sua estrutura ou espessura."
Segundo o especialista, para evitar a sensação de que os pelos estão engrossando, o ideal é seguir algumas práticas simples, como:
- Manter a pele bem hidratada antes e depois de se barbear;
- Utilizar lâminas afiadas e limpas para reduzir o atrito e a irritação;
- Fazer uso de cremes para retirar os fios;
- Passar a lâmina na direção do crescimento dos pelos para reduzir a irritação.
Ainda na opinião de Thiago, a cera é uma alternativa popular e pode ser considerada melhor do que a depilação com lâmina em alguns aspectos.
"A depilação com cera remove os pelos pela raiz, o que pode resultar em uma pele mais lisa por um período mais longo. No entanto, pode ser mais dolorosa e pode causar irritação em algumas pessoas", finaliza.