Treinar com dor muscular tardia é perigoso? Entenda os efeitos

É o tipo de dor que aparece em até 48 horas após o treino

18 jul 2023 - 17h02
(atualizado às 17h29)

A DMT (Dor Muscular Tardia) é um tipo de desconforto comum e simplesmente acontece em qualquer músculo. No geral, costuma acontecer quando alguém realiza um momento em que não está acostumado. Aí é que surge a dúvida para maioria dos iniciantes: pode treinar com dor muscular tardia?

Dor Muscular Tardia - Shutterstock
Dor Muscular Tardia - Shutterstock
Foto: Sport Life

A resposta sobre o treino com dor muscular tardia

"Portanto, existe a possibilidade de se treinar com dor muscular tardia desde que seja dentro do programado. Isso normalmente não acontece com frequência porque levaria a um processo de overtraining", garantiu o personal trainer Leandro Twin.

Publicidade

Dessa maneira, Leandro pontuou que deve haver uma programação para que não aconteça o overtraining, que é a perda de performance devido ao treinamento excessivo.

"A carga de choque deve ser programada e posterior a ela obrigatoriamente deve-se vir uma carga regenerativa. Porque se for aplicada uma carga normal de treinamento (estabilizadora ou ordinária) nós corremos um sério risco de lesão ou de overtraining", completou.

Sem preocupação sobre a dor muscular tardia

Não fique com medo caso aconteça com você. Afinal, esse incômodo demonstra evolução. Não se trata de clichê e quem garante é o próprio Twin em contato com os seus alunos.

"Costumo reforçar aos meus alunos e nos meus cursos que essa dor não está ligada aos ganhos! Portanto, caso você não sinta, isso não quer dizer que não haverá evolução! A maioria das pessoas não sente dor muscular tardia, principalmente quem treina com maior frequência ABC duas vezes", disse.

Publicidade

Quais são os detalhes da DMT?

"É aquela famosa dorzinha gostosa do outro dia. Costuma aparecer cerca de 24h a 48h depois de um estímulo à qual o seu corpo não está condicionado. Os iniciantes sofrem bastante com essa dor, mas os atletas avançados que treinam muito pesado a fim de superar suas marcas também costumam continuar sentindo a DMT ainda, que em menor escala", concluiu Leandro Twin.

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações