Vale a pena treinar vários músculos por dia? Entenda

Na dúvida, consulte um especialista para te instruir na busca dos seus objetivos

9 jul 2023 - 10h01
(atualizado em 10/7/2023 às 20h52)

Está firme com a sua meta na academia? Bacana! Essa constância é decisiva para concretização daquilo que você almeja. Paralelamente, são vários conceitos que trazem dúvidas até para quem se exercita com regularidade. Por exemplo: vale a pena treinar vários músculos por dia?

Músculos - Shutterstock
Músculos - Shutterstock
Foto: Sport Life

Resposta

"Depende de quais músculos. Se forem sinergistas um do outro e dependendo do seu objetivo, pode ser inserido no treino. Afinal, eles são irrigados com sangue durante a execução do músculo principal. Treine com inteligência!", argumenta o personal trainer Fernando Dragão.

Publicidade

O que é o músculo sinergista?

"São aqueles que participam auxiliando a movimentação principal ou estabilizando as articulações para que não ocorram movimentos irregulares durante a ação do músculo principal. Por exemplo: deotoide anterior e tríceps são sinergistas do peitoral em um treino de peito", explica Fernando.

Acréscimos

Ainda em relação sobre o trabalho de diversos músculos em único dia, Dragão justifica que a dedicação em um grupamento vai permitir diversos benefícios para sua saúde.

"Priorize um grupamento muscular por dia. O corpo durante o treino aumentará o fluxo sanguíneo nesse determinado músculo, sangue esse responsável por levar oxigênio, nutrientes e retirar os metabolitos do músculo. Assim, reduz a fadiga, aumenta a força e melhora a contração muscular", esclarece o profissional.

Fernando também adianta que não é viável o corpo apontar o fluxo sanguíneo de um músculo para o outro o tempo todo. Isso pode atrapalhar o rendimento e, consequentemente, a conquista dos objetivos.

Publicidade

Qual é a boa divisão do treino?

Aí existe resposta, isto é, vale a pena cumprir com a programação elaborada por esse personal. A boa divisão do treino no conceito de Dragão é baseada em costas, peitoral, quadríceps/glúteo, deotoides/trapézio, bíceps/tríceps e posterior/panturrilhas.

Fonte: Fernando Dragão

Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações