Veja cuidados importantes para a pele durante a gestação

Especialistas dão dicas importantes sobre cuidados com a pele durante a gravidez

4 jun 2014 - 07h40
(atualizado em 27/5/2015 às 14h27)
<p>Devido às mudanças hormonais, a gravidez exige cuidados especiais com a pele</p>
Devido às mudanças hormonais, a gravidez exige cuidados especiais com a pele
Foto: Getty Images

Kate Auletta, colunista do site do jornal Huffington Post, conta que o seu primeiro filho está com 14 meses e que somente há três ela começou a considerar a própria pele “normal”.

Publicidade

Por conta da própria experiência, ela resolveu investigar mais sobre o tema e, com a ajuda das dermatologistas Amy Wechsler e Jessica Krant, listou algumas dicas para a beleza da pele durante a gestação.

De acordo com Amy, o estrogênio causa mudanças na pigmentação, então ela pode ficar mais escura ou você pode também ter o chamado “melasma”, conhecida como “a máscara da gravidez”. O melasma é caracterizado por áreas escuras, que geralmente aparecem na testa.

Como durante a gravidez os hormônios estão a mil, é normal que apareçam outros problemas como acne e, segundo Jessica, erupções cutâneas acompanhadas de coceira. “A pele pode mudar e se tornar mais sensível a certos ingredientes”, afirma a especialista.

Se você tem uma coceira na pele e nela se formar uma erupção cutânea, você deve mostrar para o seu dermatologista ou ginecologista. Existem vários motivos para a coceira durante a gravidez, mas entre eles também podem estar uma infecção ou alguma reação autoimune.

Publicidade

E embora boa parte das mudanças na pele sejam consideradas normais durante a gestação, Jessica sugere que toda mulher grávida se submeta a exames de câncer em torno dos seis meses para verificar se há algum sintoma mais perigoso.

Depois do nascimento

Ter o bebê não significa necessariamente que os problemas de pele irão sumir. Se você está amamentando, os seus níveis hormonais estão ampliados, então isso pode durar por um tempo. Se não está amamentando, a pele pode voltar ao “normal” cerca de três meses após o parto. Jessica nota que alguns efeitos colaterais – como perda de cabelo e alguns tipos de melasma – podem ser permanentes.

Pele saudável com hidratação e sono adequado

Se a sua pele for seca, hidrate-a, particularmente com produtos sem fragrância ou hipoalergênicos. Enquanto seu médico não liberar alguns tipos de cremes, mantenha-a bem hidratada fazendo banhos de aveia.

Além disso, arrume um tempo para cuidar de você. Durma o quanto puder e, além disso, dormir sozinha pode fazer maravilhas para a sua pele.

Publicidade

Fonte: Terra
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações