Só quem já enfrentou um corte químico sabe como pode ser frustrante ver as madeixas fragilizadas e quebradiças. O corte químico acontece quando os fios sofrem danos severos devido ao uso excessivo de substâncias químicas, como descolorações, alisamentos ou relaxamentos.
Nesses casos, a química enfraquece a estrutura capilar deixando os cabelos frágeis, ralos e quebradiços. A recuperação pode parecer difícil, mas a boa notícia é que é possível recuperar os fios de forma natural com os cuidados certos.
Pensando nisso, Willem Cesar, responsável pelo marketing da Phytoervas, revelou cinco dicas para recuperar os fios que sofreram com cortes químicos. Veja abaixo:
1 - Hidratação
Primeiramente, a hidratação. Desta forma, é possível recuperar a umidade perdida para a química. Invista em máscaras que contenham ingredientes naturais como coco, babosa e manteiga de karité.
2 - Sem calor
Se puder, evite secadores e chapinhas durante o período de recuperação. O calor fragiliza ainda mais os fios danificados, levando à quebra daqueles que ainda resistem.Dê preferência à secagem natural ou ao uso de protetores térmicos.
3 - Hora do corte
A ideia pode assustar, mas cortar as pontas danificadas é essencial. Manter o cabelo saudável exige remover a parte mais fragilizada, permitindo que os fios cresçam mais fortes e saudáveis.
4 - Reconstrua
Os cabelos danificados pelo corte químico precisam de uma boa reconstrução. Essa é a principal etapa do cronograma para a situação. Experimente itens ricos em proteínas vegetais, como a queratina. Elas ajudam a fortalecer a fibra capilar sem agredir o couro cabeludo, ou seja, beneficiam sem criar novos problemas.
5 - Olhe os rótulos
Os shampoos tradicionais costumam conter sulfato, substância agressiva para os fios danificados. Em vez deles, substitua por fórmulas suaves, livres de substâncias tóxicas, capazes de limpar de maneira delicada e preservar a hidratação natural dos cabelos.