Um abdômen e um core fortes são fundamentais não apenas para um físico esteticamente agradável, mas também para uma boa saúde geral e desempenho atlético. Para isso existem inúmeras variações de exercícios que fortalecem e definem os músculos da região!
Pedimos à treinadora Lívia Meli, educadora física da academia Evoque, para falar sobre esses exercícios e listar ótimas opções para a região. Continue lendo!
Benefícios de treinar core e abdômen
Antes de conhecer os melhores exercícios, vamos conhecer os principais benefícios de exercitar regularmente a região:
- Melhora da estabilidade e equilíbrio do corpo
- Reduz o risco de lesões nas costas
- Aumenta a força para realizar atividades diárias
- Melhora a postura e alinhamento corporal
- Aprimora a performance atlética em várias modalidades
- Ajuda na prevenção de dores lombares e lesões na coluna
- Fortalece os músculos centrais, o que melhora a eficiência de movimento
- Aumenta aa consciência corporal e o controle durante exercícios
- Auxilia a estabilização da coluna durante exercícios de levantamento de peso
Lembre-se que, assim como as costas, o peitoral e os braços, os músculos do abdômen precisam de um treino específico para se desenvolverem.
Para não cometer erros e evitar lesões, busque a ajuda de profissionais da educação física antes de realizar exercícios musculares, evitando uma postura incorreta durante a prática.
4 melhores exercícios para o abdômen
A treinadora Lívia separou quatro opções de exercícios para o abdômen que podem ser feitos em qualquer lugar. Confira!
1. Prancha isométrica
A prancha é um exercício que trabalha diversos músculos, como o transverso abdominal, o reto, os oblíquos externos, os glúteos e os paravertebrais, "sendo muito indicada para fortalecimento de core e da lombar", fala a treinadora.
2. Abdominal remador
O movimento consiste em trazer os joelhos unidos em direção ao tórax e depois esticar as pernas. "Trabalha principalmente o reto abdominal, com ativação dos oblíquos, sendo um exercício muito utilizado em TAF (testes de aptidão física) pois exige um bom condicionamento físico", indica Livia.
3. Abdominal infra
Este é focado na região inferior do abdômen, com ativação de oblíquos (laterais), sendo muito usado até por iniciantes.
4. Abdominal canivete
Outro abdominal bem completo, envolvendo reto abdominal, oblíquos internos e externos de forma isométrica, mantendo o equilíbrio do tronco e pélvico. "É excelente para melhora na redução de gordura localizada e definição", conclui a treinadora.
Conclusão
O abdômen não é apenas sobre a aparência, mas também desempenha um papel vital na estabilização do tronco e na proteção dos órgãos internos. Por outro lado, o core abrange uma rede complexa de músculos que suportam a coluna vertebral, proporcionando estabilidade e força para movimentos funcionais e esportivos.
Por isso, como vimos, exercitar regularmente esses músculos não beneficia apenas a parte estética, mas também a mobilidade diária e a força para realizar outras atividades. Tenha em mente, porém, que para alcançar uma barriga definida, além desses exercícios, é importante investir em uma alimentação equilibrada e na prática regular de atividades aeróbicas.