Prática antiga, a yoga surgiu na Índia e hoje é difundida no mundo todo. Seu propósito é trabalhar a mente e o corpo de forma interligada e, em busca desse objetivo, promover uma série de benefícios aos seus praticantes.
Diferente de outras atividades físicas, a yoga não tem como finalidade o emagrecimento ou ganho de massa muscular, por exemplo. Mas quais as vantagens da prática? Há riscos? Existe idade-limite para começar?
Para responder essas e outras perguntas, o Terra conversou com o professor de educação física Yuri Dourado. Há cinco anos, ele se dedica às aulas de yoga e responde aqui as dúvidas de quem quer começar a praticar.
Quais os benefícios da yoga?
A maior percepção de si, do próprio corpo e mente. Perceber coisas incríveis que podemos fazer e descobrir novas habilidades que podemos desenvolver. Yoga é muito sobre percepção de si, pois exploramos nossas potencialidades, seja aprender a equilibrar-se em um pé só ou respirar em momentos difíceis.
Quem deve fazer yoga?
A prática é recomendada para todas as idades! Não é o aluno que se adapta à prática e sim a prática que se adapta ao aluno, [pois] essa é a função do professor: acessar cada um, respeitando suas demandas e possibilidades.
Qual a frequência ideal?
Regularidade ideal é aquela que você dá conta. Tem gente que faz todo dia na semana, por horas, e tem aqueles que fazem duas vezes na semana por meia hora. O que importa é fazer. Cada um pode utilizar o seu grau de disponibilidade atual para começar, mesmo que no início pareça pouco.
Qual é o melhor horário para fazer yoga?
Não tem horário indicado. Talvez, se você for na tradição, nos textos seculares, encontre algo sobre as primeiras horas do amanhecer. Porém, nos dias de hoje, o melhor horário é aquele que acontece. A praticidade é melhor que a idealização.
Há riscos na prática?
Respeitando as orientações médicas, a prática é bem segura. É importante sempre passar por um quadro de acompanhamento de saúde para saber se não há nenhuma lesão ou alguma necessidade que mereça uma atenção dobrada. Sabendo as condições que o corpo e a saúde da pessoa estão, é fácil tocar a prática para frente de forma segura.
Quais os cuidados necessários para quem faz yoga online?
O principal cuidado é respeitar o seu limite de segurança pessoal, não fazer mais do que aquilo que você sabe que consegue e acompanhar com atenção dobrada as orientações do professor ou professora.