Passar base é uma das etapas mais importantes para uma maquiagem natural e bonita. A sua principal função é fazer com que toda a pele tenha uma cobertura da mesma tonalidade, deixando o rosto uniforme e tornando toda a maquiagem aplicada por cima mais harmônica. Então, pular essa etapa ou utilizar o produto errado pode prejudicar bastante o seu visual.
Dependendo do caso, a escolha errada de base pode até fazer com que a make fique toda manchada ou craquelada. E ninguém quer isso, não é mesmo? Então, como escolher o produto adequado para você e o seu tipo de pele?
Segundo Kelly Nogueira, fundadora da franquia de maquiagens Espaço Make, existem alguns aspectos importantíssimos de se considerar antes de qualquer compra de base. Veja a seguir quais são eles:
Tom da base
Kelly explica que um erro muito comum na hora de comprar base é escolher um tom inadequado para a sua pele. Isso pode parecer um erro bobo, mas às vezes a cor pode parecer ideal na loja, mas desarmônico no dia a dia.
Para acertar na cor, é recomendável realizar um teste rápido, aplicando uma pequena quantidade da base na parte interna do pulso e espalhando suavemente. Em seguida, deve-se observar como o produto se funde com a tonalidade da pele nessa área — esse será um indicativo de como ficará no rosto.
Essa abordagem simples e rápida permite uma avaliação preliminar do tom da base, economizando tempo e garantindo uma escolha mais precisa durante o processo de compra.
Tipo de pele
A textura da pele (se ela é oleosa ou seca) também influencia nessa escolha. "Pessoas com pele oleosa podem optar por uma base matte para controlar o brilho, enquanto aquelas com pele seca podem se beneficiar de fórmulas hidratantes", explica Kelly.
Nível de cobertura
Nesse caso, tudo depende da sua necessidade e das suas preferências. Assim, seja você alguém que prefere uma cobertura leve, média ou alta, o importante é ter certeza que aquele produto atenderá às suas necessidades.
Estações do ano
Já pensou em como a estação do ano pode afetar a sua escolha de base? Não? Mas é exatamente isso que você deveria fazer! "A exposição solar pode alterar o tom da pele, portanto é aconselhável ter diferentes tons de base para o verão e o inverno, por exemplo", afirma Kelly.
Nesse sentido, na primavera, opte por uma base leve e matte para controlar a oleosidade. Já no verão, é válido escolher uma tonalidade que corresponda ao bronzeado da pele e opte por bases à prova d'água.
No outono, priorize fórmulas emolientes e de cobertura média para combater a pele seca e, por fim, no inverno, uma base mais clara e hidratante para a pele ressecada pelo clima frio. Ter duas tonalidades para transições entre estações também é uma opção útil.
Pesquisa e recomendações
Por fim, uma dica de ouro é levar em consideração as avaliações na internet e recomendações de profissionais. Nem sempre uma base vai funcionar para você porque tem boas avaliações de outras pessoas, mas é um bom começo para não cair em furadas. Junto com outros aspectos já mencionados, essa pesquisa pode ser bem útil.