Com uma nova dinâmica de duplas, a 25ª edição do Big Brother Brasil já está no ar. Neste ano, os participantes disputam o prêmio principal de até 3 milhões de reais, além de outras recompensas distribuídas ao longo do jogo.
As desavenças e a tensão continua do confinamento, além das restrições alimentares enfrentadas na Xepa, podem acabar impactando a saúde mental dos jogadores. Um exemplo foi a participação da influenciadora digital Vanessa Lopes, que integrou o grupo Camarote do BBB24, e que acabou passando por um quadro psicótico agudo dentro do reality show.
Para entender as reações do cérebro em um ambiente como o do BBB, o MinhaVida conversou com o psicólogo Alexandre de Azevedo Maia, que analisou possíveis efeitos que a competição pode causar nos participantes. Confira!
Saiba mais: Alane BBB: psicóloga explica o que aconteceu em sua reação chocante durante eliminação
Clima de competitividade
A competitividade faz parte do dia a dia dos participantes no reality show, o que pode trazer consequências a saúde mental. Segundo o especialista, a pressão para se destacar no jogo e vencer provas pode gerar altos níveis de estresse, ansiedade, sentimentos de inadequação e temor ao fracasso.
"A sensação de estar sempre em competição pode resultar em exaustão emocional, sendo difícil relaxar e aproveitar a experiência. A longo prazo, isso pode contribuir para o surgimento de problemas como depressão, burnout e outros distúrbios emocionais", informa Alexandre.
...
Veja também
Ansiedade: o que é, como controlar uma crise e 25 sintomas
Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?
Psicose: o que é, sintomas e tratamento
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
As pessoas com insegurança emocional costumam ter esses 3 comportamentos, diz psicóloga