Oferecimento

Benefícios da melancia: 4 motivos surpreendentes para consumir a fruta

O consumo equilibrado dessa fruta contribui para a manutenção da vida saudável

23 jan 2024 - 14h32
(atualizado em 31/1/2024 às 15h30)

Os benefícios da melancia vão muito além da hidratação e do sabor único que ela nos oferece. Afinal, a fruta é uma das queridinhas dos brasileiros, justamente por esses motivos. Mas, com a ajuda da nutricionista do Hospital Sírio-Libanês Fernanda Lima também separamos 4 vantagens surpreendentes que a melancia pode nos proporcionar. Confira:

Benefícios da melancia

1. Ajuda a emagrecer

"A melancia é um alimento de baixa densidade calórica, rica em água e fonte micronutrientes, como vitamina A, C, magnésio, fósforo e potássio. Podendo ser uma aliada para compor dietas com restrição calórica. No entanto, vale ressaltar que nenhum alimento isolado tem capacidade de emagrecer ou engordar uma pessoa", comentou Fernanda.

Publicidade

2. Deixa a dieta mais volumosa e saborosa

Dessa forma, a profissional pontuou que uma fatia fina de melancia possui cerca de 100g e apenas 30 kcal. Composição que permite o consumo de até três porções de frutas ao longo do dia.

"Mas o ideal é quando possível variarmos as frutas que ingerimos como forma de nos beneficiar dos diferentes nutrientes que cada uma tem e, também, para termos uma alimentação mais diversa e saborosa", ponderou Lima.

3. Contribui para a melhora da performance nos treinos

Essa fruta pode ser devorada tanto antes quanto durante ou depois do exercício físico. O motivo é que na melancia existe o aminoácido L-citrulina, que é um vasodilatador e propicia o transporte de oxigênio e nutrientes para os músculos.

"Alguns estudos mostram que a l-citrulina pode estar associada a melhora da frequência cardíaca e redução da fadiga muscular em praticantes de atividades físicas. Além disso, por ser rica em água no pós-treino é uma excelente opção para auxiliar na hidratação", detalhou.

Publicidade

4. Melancia ajuda a "desinchar" o corpo

"Nenhum alimento sozinho tem o poder de desinchar a barriga, mas a melancia por ser um alimento composto de 90% de água tem um efeito mais diurético sobre nosso corpo. Vale ressaltar que para evitar o inchaço abdominal é necessário combinar uma hidratação adequada, alimentação a base de alimentos in natura, evitar alimentos ultraprocessados e a prática de atividade física", acrescentou.

Cuidados com o consumo de melancia

Uma curiosidade é a inexistência do melhor horário para o consumo de melancia e, paralelamente, essa nutricionista sugeriu como alternativa de ingestão ao lado de alimentos fontes de fibras ou proteínas para retardar a velocidade de absorção da glicose.

"A relação com alimentos é algo muito individualizado. Algumas pessoas podem sentir desconforto abdominal consumindo melancia após grandes refeições em almoço e jantar. Nesses casos, o ideal seria incluí-la nos lanches", completou.

"Os únicos indivíduos que devem evitar o consumo de melancia são aqueles com síndrome do intestino irritável, que fazem dieta com alimentos com teor reduzido de frutose e de forma a evitar sintomas gastrointestinais. Dessa forma, até mesmo indivíduos diabéticos podem consumir a fruta. Mas sempre se atentando ao tamanho da porção que será consumida", concluiu a nutricionista Fernanda Lima.

Publicidade
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se