Nesta segunda-feira (13), começa a nova temporada de Big Brother Brasil e, com ele, um novo entretenimento à noite. Sabemos que o programa sempre vem regado de histórias, críticas, amizades e brigas. Sendo assim, chamamos as arquitetas Bel e Tef, do BTliê Arquitetura, para contar como a decoração da casa mais vigiada do Brasil tem um papel importante nas dinâmicas dos participantes e qual será a função de cada quarto. Confira:
A decoração da casa do Big Brother Brasil 25 e o Feng Shui
Através do Feng Shui, é possível analisar o impacto energético das cores e elementos decorativos. Sendo assim, através das imagens divulgadas na TV Globo, as especialistas revelam os detalhes do que se pode esperar do convívio. Primeiramente, é importante ressaltar que, graças aos 60 anos da emissora, os ambientes foram inspirados na trajetória e tramas que marcaram a história.
Sala de estar
Um dos primeiros cômodos a serem mostrados foi a sala de estar, e não é à toa, já que o local é o que marca os momentos mais importantes do programa. E as novelas orientais são as homenageadas da vez. Primeiramente, é possível notar que rosa, turquesa, coral e dourado são as principais cores, e cristais e muranos também se fazem presentes.
"Tons pastéis e formas arredondadas proporcionam um ambiente acolhedor, evocando nostalgia e um senso de conforto. Essas escolhas na decoração podem ajudar os participantes a se sentirem mais à vontade e conectados emocionalmente. E os elementos, por sua vez, estimulam a criatividade", afirma Bel.
Cozinha
Enquanto a cozinha VIP é repleta de tons de preto, dourado, branco e verde, a Xepa possui bastante amarelo e vermelho. Desta forma, a primeira apresenta luxo e exclusividade, fomentando a dinâmica de poder e status entre os concorrentes e inibindo a fome. Já as escolhas para a outra incentivam a sensação de fome e estimulam a vontade de comer. "A mesa na cor amarelo manteiga, que é uma candy color, pode aumentar a vontade de comer doces. A goiabada promete reinar mais uma vez nesse espaço", opina Bel.
Quarto Novelas de Época
Apesar de o Quarto do Líder ainda estar fechado, as especialistas estudaram os detalhes das outras opções. Sendo assim, comecemos pelo Quarto Novelas de Época. Assim como o nome já fala, ele faz alusão às histórias antigas, como 'Estúpido Cupido', 'Anos Rebeldes', 'Ciranda de Pedra' e 'Bambolê' - que, inclusive, estão retratadas nas luminárias em formato de TV. Ademais, há uma lambreta na parede e almofadas que imitam bumerangue. Todos os objetos imitam a década de 1950. As cores vermelha, azul, amarela e roxo criam atmosfera vibrante e dinâmica, podendo despertar criatividade e nostalgia.
Quarto Nordeste
O sertão nordestino aparece no quarto que fica mais perto da cozinha. Com elementos rústicos e tonalidades quentes, o ambiente, de acordo com as profissionais, é aconchegante e provoca familiaridade. "Por outro lado, há pequenas vigotas acima de algumas camas, segurando um telhado falso. Geralmente, as pessoas têm aflição de deitar embaixo de prateleiras, pois passa a sensação de que aquilo vai cair. Isso pode aumentar o nível de stress e atrapalhar o sono de quem escolher dormir neste local", Bel chama atenção.
"Além disso, o lugar evoca sentimentos conflitantes. No primeiro momento, os tons rosados e os elementos afetivos promovem acolhimento e amorosidade. Mas a decoração - que remete a estar na parte externa de uma casa - pode resultar em uma sensação de insegurança. A produção ainda colocou janelas falsas alinhadas com a cabeceira da cama. Este é um ponto negativo dentro do de Feng Shui, pois deixa as pessoas desconfiadas, com sentimento de que estão tramando pelas suas costas", explica.
Quarto Fantástico
Por fim, há também um pouco de telejornalismo na moradia. No segundo andar, quem irá dormir ali, se deparará constantemente com formas geométricas e tons frios. "Com mais modernidade e inovação, incentivando um pensamento estratégico e analítico, o Quarto Fantástico é muito impessoal, pouco acolhedor e as pessoas tendem a ficar mais frias e calculistas, por causa da presença abuntante do metal. Já os detalhes em vermelho e com formatos pontiagudos apresentam um senso de ameaça", conclui Tef.