Muitos pais não sabem como reagir diante de birras, se o certo é brigar ou simplesmente ignorar a criança esperneando. Além disso, sempre surgem outras dúvidas como: até qual idade é normal fazer birra e por que os pequenos se expressam dessa forma?
Mas, antes de responder a essas questões, primeiro, é preciso entender o motivo por trás desse comportamento. As birras nada mais são do que uma maneira da criança expressar os seus impulsos e emoções mais fortes.
Assim, tendo em vista que esse comportamento faz parte do desenvolvimento infantil, é preciso fazer mais do que só mandá-la parar ou rejeitar a situação.
Segundo a especialista em neuropsicopedagogia, Elisângela Schulz, os pais devem acolher e conversar com a criança, fazendo-a entender que há outras formas de resolver a sua frustração.
"A maneira como a birra é tratada terá consequências futuramente, pois, como a criança ainda está em desenvolvimento, todas as formas de comunicação que ela vivencia contribuem para o seu crescimento", avalia.
Por isso, a pedagoga orienta os adultos a dialogarem com os pequenos e incentivá-los a externar suas emoções. "A conversa é importantíssima para esse entendimento, e uma sugestão é perguntar para a criança o que ela sentiu e como isso pode ser resolvido".
Fonte: Elisângela Schulz, pedagoga, especialista em neuropsicopedagogia e professora do Colégio Semeador, de Foz do Iguaçu.