Os dados da OIC e DIEESE (Organização Internacional do Café) e (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) apontam o café como a segunda bebida preferida da nação brasileira, condição que o deixa atrás somente da água. Além disso, a nutricionista da Bio Ritmo Fúlvia Hazarabedian vai explicar os três benefícios do consumo de café no pré-treino.
Veja os três benefícios do consumo de café no pré-treino
Ajuda a queimar gordura
"O café coado possui apenas cafeína. Caso não seja adoçado, tem um total de 0 calorias, além de ser um importante aliado na queima de gordura. Mas é importante frisar que o café é um aliado e não o principal fator. Para um resultado adequado e saudável, é imprescindível a opinião do nutricionista", enfatiza Fúlvia.
Diminui a dor muscular
A ingestão do café pode diminuir a dor muscular pós-treino e encurtar o tempo de recuperação. O motivo é que os antioxidantes dessa bebida atuam nos radicais livres, que impactam diretamente na inflamação no corpo, segundo pesquisa publicada pela Academy of Nutrition and Dietetics.
Eleva o desempenho
Hazarabedian ainda acrescenta na sequência, que essa associação está baseada em uma série de estudos científicos, que mostra que o ativo ajuda a correr rápido, pedalar por mais tempo, pular bem alto, levantar mais peso e, também, se mostra mais eficaz com a cafeína vinda do café e não a isolada em suplementos.
Ponderação sobre o consumo de café
"É importante alertar que mesmo trazendo super benefícios a cafeína também pode gerar ansiedade e insônia. Por isso, é importante entender melhor o seu corpo antes de colocá-la em sua rotina. O ideal é que para um adulto a quantidade máxima de cafeína seja de 400mg por dia. Mas claro, que isso também vai depender do volume corporal de cada indivíduo", conclui Fúlvia Hazarabedian.