Que exercícios físicos são importantes para evitar diversas doenças, incluindo a diabetes, não é uma novidade. Cientistas também já apontaram que fazer 15 minutos de caminhada após uma refeição pode reduzir os níveis de açúcar no sangue. Porém, um novo estudo indica que mesmo poucos minutos de caminhada podem ser benéficos para a saúde.
Trata-se de uma meta-análise publicada na revista Sports Medicine. Os pesquisadores analisaram os resultados de sete estudos que compararam os efeitos de ficar na posição sentada com os de ficar em pé ou de caminhar sobre medições de saúde cardíaca, níveis de insulina e açúcar no sangue.
Segundo os pesquisadores, uma caminhada leve, de apenas dois a cinco minutos, teve um impacto significativo na moderação dos níveis de açúcar no sangue. Consequentemente, o hábito pode ajudar a prevenir diabetes tipo 2.
Leia também: Correr é bom, mas fazer apenas 10 minutos desse exercício equivale a 30 minutos de corrida
Como o estudo foi feito?
A meta-análise foi realizada através da avaliação de sete estudos: em cinco deles, nenhum dos participantes tinha pré-diabetes ou diabetes tipo 2. Os dois estudos restantes analisaram pessoas com e sem essas doenças. Os pesquisadores pediram para que os participantes ficassem em pé ou caminhassem entre dois a cinco minutos a cada 20 a 30 minutos ao longo de um dia inteiro.
...
Veja também
Quer começar a correr? 5 passos para você encarar seus primeiros 5k
A ciência comprovou que o uso contínuo desse dispositivo ajuda no controle do diabetes
Caminhada de poucos minutos após refeição pode evitar diabetes