Os painéis ripados viraram uma verdadeira febre no mundo da decoração. E é justamente essa versatilidade, elegância e durabilidade, que fez os painéis ripados atraírem a atenção dos arquitetos e designers de interiores, que usam o item para decorar, integrar ou separar diferentes cômodos.
Mas para quem tem dúvidas de como aplicar a tendência aos ambientes e quais os seus benefícios, Fernando oferece algumas dicas de como usar os painéis ripados para diferentes cômodos e funções. Confira a seguir!
No quarto de casal
Para proporcionar sensação de amplitude e modernidade, o painel ripado de poliestireno pode aparecer como peça principal na decoração de um quarto de casal. Nesse caso, é bom combinar o tom de marrom do painel com o de outros objetos do quarto, como móveis.
Na divisão de ambientes
Para dividir ambientes, os painéis ripados (seja de madeira ou poliestireno), se mostram versáteis, pois pode separar quarto e closet, sala e cozinha ou até mesmo a sala da sacada.
Agora quando o objetivo é isolar o cômodo, a dica é apostar em painéis fechados. Porém, cuidado na hora de escolher a tonalidade e a textura do painel, já que elas devem conversar com o ambiente e trazer uma atmosfera agradável.
"Além de sua aparência elegante e funcionalidade na separação de ambientes, o formato ripado do painel de poliestireno proporciona melhorias na acústica do ambiente. As ranhuras e sulcos presentes no material auxiliam na absorção e difusão do som. Isso reduz a reverberação sonora e melhora a qualidade do áudio no espaço", comenta Fernando sobre as vantagens de usar o material para esse fim.
Na sala de estar
O painel também pode ficar atrás da TV, trazendo uma decoração muito interessante para o ambiente. Nesses casos, segundo Fernando, a TV não costuma ficar fixa no painel em si, então o peso e o tamanho não interferem no produto escolhido. "A TV fica fixa na parede. E, normalmente, os próprios instaladores já fazem o recorte para encaixar a TV na parede e revesti-la depois com o painel ripado escolhido", finaliza.