5 dicas para ter uma arquitetura acolhedora no home office

Este assunto é tão importante que pesquisas vêm sendo feitas para analisar viabilidades de trabalhos híbridos e remotos

8 jul 2023 - 06h10
Foto: Unsplash

Quem trabalha no modelo home office sabe o quanto é importante se adaptar à nova rotina com horários, prazos etc., e também ter um espaço próprio na casa que precisa ser transformado em ambiente de trabalho.

Para algumas pessoas não é tão simples conceber a ideia de um espaço multifuncional, onde o seu lugar de descanso, comunhão e lazer com a família, será ao mesmo tempo seu escritório.

Publicidade

Este assunto é tão importante que pesquisas vêm sendo feitas para analisar viabilidades de trabalhos híbridos e remotos.

Um estudo nomeado “Modelos de trabalho pós pandemia” aponta que o modelo preferido pela maioria dos profissionais de grandes empresas no Brasil é a volta parcial ao escritório com equipes reunidas até duas vezes por semana.

Isso representa 67% dos colaboradores e 58% dos C-Level (executivos seniores). A pesquisa foi conduzida pela empresa de consultoria e auditoria PwC Brasil em parceria com a PageGroup e com apoio técnico do professor de Estratégia e Liderança da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Paul Ferreira.

Uma análise do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) mostrou um panorama do potencial de trabalho remoto no Brasil, onde 20,4 milhões de pessoas exercem atividades passíveis de serem executadas remotamente. Isso representa 24,1% do total de trabalhadores no país.

Publicidade

Novos tempos e a importância da arquitetura acolhedora

A arquitetura acolhedora traz pelo menos três benefícios: funcionalidade, conforto e, claro, acolhimento.

Você já parou para analisar se seu Home office é funcional, por exemplo, silencioso, com luz  e ventilação adequadas?

Ele é confortável, tem cadeira ergonômica e mesa apropriada?

Seu home office é acolhedor e te faz se sentir bem?

São simples detalhes. No entanto, neste contexto, o básico se torna muito importante, pois influencia diretamente o nosso desempenho profissional e nossa qualidade de vida.

Agora, se você quer ir além do básico e inovar para dar um toque especial ao seu home office e deixá-lo mais atrativo e bonito, vamos falar de decoração! Afinal, é neste cantinho que você passa grande parte do seu dia.

Publicidade

5 dicas de decoração para você inovar seu home office

1. Paleta de cores

As cores estão muito relacionadas ao senso de humor e têm o poder de despertar sentimentos e sensações. Escolha cores que te tragam bem-estar e produtividade ao longo do dia.

Cores neutras com paletas predominantes nos tons brancos e cinzas são mais fáceis de manter um ambiente mais calmo e que ajudam a manter seu foco. Mas é claro que vale customizar com outras cores que combinam com sua personalidade ou que sejam compatíveis com o trabalho realizado. Vale lembrar que cores podem receber composição de outros materiais de acordo com a paleta de cores.

2. Iluminação

A iluminação dá um toque especial na decoração, deixando o ambiente mais bonito e charmoso. Além disso, é importante não só para o desempenho no trabalho, como para a saúde.

Primeiro, sempre pense no conforto visual. Priorize a luz natural em ambientes de trabalho. Abra as janelas e portas para ter uma visão confortável em relação ao ambiente externo, bem-estar e iluminação suficiente e correta para cada tipo de atividade a ser exercida.

Publicidade

Para equilibrar o ambiente de trabalho, use cores mais próximas da iluminação natural como luzes com a tonalidade branco neutra (4000k).

Outra dica é direcionar a luz para a mesa de trabalho. Utilize abajures com braço articulável ou até mesmo perfis de led nos armários. Quando possível, vale embutir  a iluminação no mobiliário, pois ajuda muito na produtividade.

Essas boas escolhas também auxiliam não somente na iluminação como na climatização do ambiente como, por exemplo, com as aberturas para ventilação.

3. Plantas decorativas

Precisando dar vida ao ambiente? Esta é uma ótima opção para você deixar o seu cantinho mais alegre e acolhedor. As plantas também estão ligadas à qualidade de vida, mas você precisa saber quais são adequadas para o ambiente de home office.

Que tal plantas resistentes ao ar condicionado? Por exemplo, Aglaonema e Dracena. É importante perceber se o ambiente recebe claridade, sol e ventilação. Plantas que eu adoro: Jiboia, Espada de São Jorge e Peperômia, fáceis de encontrar e cuidar, além de deixar um ambiente com mais vida.

Publicidade

Cactos e suculentas: fáceis de cuidar. Ideal para home offices mais compactos. A única coisa de que precisam é luminosidade. Uma decoração com essas plantinhas em aquários de vidro é uma tendência nas decorações contemporâneas.

4. Divisórias

Se o espaço permitir, invista em uma divisória para separar os ambientes, onde um deles é o seu cantinho de trabalho. Algumas opções podem, além de separar uma sala, servir de painel de TV, mas esta é uma opção que vai exigir algum investimento a mais e um toque de bom gosto e criatividade.

Caso queira uma opção de baixo investimento, uma estante pode servir de divisória. Basta abusar do bom gosto e da sua criatividade.

Foto: Gabriel Teixeira

5. Quadros

Aposte nos quadros. São eles que dão um charme a mais no home office. Há quem goste de frases motivacionais, há quem goste de imagens com temas diversos e quadros de anotações. Escolha os que vão tornar o seu cantinho mais acolhedor.  

Veja algumas dicas

• Local: escolha a melhor forma de expor os quadros. Se vão ficar pendurados ou encostados na parede;

Publicidade

• Tamanho: escolha tamanhos proporcionais ao local onde ficarão expostos. Para uma parede larga escolha quadros para escritório na horizontal ou kit de quadros, mas, se for mais estreita opte por quadros na vertical;

• Iluminação: decore de forma que a luz valorize os quadros no home office.

Valorize o seu trabalho

Investir no seu home office do jeito que você puder para ele ficar acolhedor e de maneira que traduza a sua própria essência, é valorizar o seu trabalho, o seu tempo e ganhar muita qualidade de vida.

Eu acredito que ambientes acolhedores tornam o mundo melhor e, por isso, meus projetos de interiores possuem o conceito de arquitetura humanizada, com o objetivo de fazer as pessoas terem mais bem-estar e conforto.

Compartilhe esse artigo com alguém que está procurando dicas para inovar o home office!

(*) Glaucia Ito é arquiteta e fundadora da Maki Arquitetura, com escritório em Londrina/ PR. Desenvolve projetos de arquitetura para reformas de interiores e construções residenciais e comerciais. Seu posicionamento é pautado em Ambientes que Acolhem, dando nome a sua newsletter onde publica seus artigos com temas sobre sustentabilidade, acessibilidade, bem-estar, qualidade de vida, entre outros.

Publicidade
Homework
Fique por dentro das principais notícias
Ativar notificações