A transição entre o inverno e a primavera, que começa neste sábado (23), trouxe uma onda de calor para o país. Em algumas regiões brasileiras, as temperaturas estão acima dos 40° C, o que pode comprometer o conforto dentro de casa.
Para te ajudar a deixar sua casa mais fresca e arejada, consultamos os arquitetos Priscila e Bernardo Tressino, do escritório PB Arquitetura, que prepararam algumas dicas sobre como reduzir o calor dos ambientes com truques simples de decoração. Confira!
1. Abra portas e janelas
Mantenha janelas e portas abertas para promover a circulação e criar correntes de ventilação cruzada, deixando a casa mais fresca.
2. Aparelhos de refrigeração
Caso o calor seja muito intenso, utilize ventiladores ou climatizadores quando não for possível a instalação de ar condicionado.
3. Instale cortinas e persianas
Cortinas e persianas de cores claras bloqueiam a entrada de luz do sol direta e, assim, ajudam a reduzir o calor. Opte por tecidos leves, para não barrar a ventilação.
4. Cores claras
Favoreça o uso da luz natural durante o dia, aplicando cores claras no seu ambiente. Essas tonalidades retêm menos calor, por isso, deixam os ambientes mais frescos.
5. Utilize pisos frios
Pisos frios como porcelanato e cerâmica deixam a casa mais fresca. Além disso, retire tapetes grossos que retém o calor.
6. Evite propagar calor
Reduza o uso de equipamentos que gerem calor, como fornos, secadores e lâmpadas incandescentes, optando pelo LED. Banhos frios também ajudam a refrescar o corpo. Tudo isso ainda contribui para economizar energia elétrica.
7. Umidificadores de ar
Em regiões de clima muito seco, utilize umidificadores de ar, pois eles tornam o ambiente mais agradável. No entanto, é importante realizar a limpeza do equipamento para evitar o acúmulo de sujeira.
8. Aposte nas plantas
Plantas são ótimas para renovar e purificar o ar, melhorar a sensação térmica dentro e fora de casa. Em áreas como jardins e varandas, pergolados e árvores são locais deliciosos para aproveitar a sombra.