Se você tem seu próprio jardim em casa, há algo em que você deve se preocupar: ter que lutar contra infestações de carrapatos e pulgas. Esses seres vivos podem encontrar entre nossas plantas as condições ideais para viver e se reproduzir. Embora as pulgas sejam insetos e os carrapatos sejam aracnídeos, ambos se alimentam de sangue e suas picadas causam lesões na pele e podem transmitir doenças.
A boa notícia é que podemos afugentá-los de forma ecológica e sustentável. Acontece que uma das melhores soluções para evitar infestações por carrapatos e pulgas é contar com plantas que os repelam.
Além de deixar o nosso jardim ainda mais bonito, qualquer uma destas duas plantas (ou ambas) reduzirá significativamente o risco de infestações e, portanto, de doenças associadas.
Leia também: 10 plantas que melhoram sua qualidade de vida
Alecrim
Além de proporcionar um ótimo aroma ao ambiente, suas propriedades repelentes atuam sobre pulgas, moscas e ácaros. Desta forma, ao espalhar plantas de alecrim pelo jardim podemos criar uma barreira olfativa.
Absinto
Também conhecida como Artemisia absinthium, é a segunda planta que vai te ajudar não só com carrapatos e pulgas, mas também com traças. Além disso, é uma planta de bela folhagem densa e de excelente aroma.
Leia também: Alecrim faz o cabelo crescer? Conheça os benefícios da erva e como usá-la
...
Veja também
Prurido: o que é e como tratar a coceira na pele
Como plantar alecrim em galhos: é muito simples, mas é preciso escolher a parte certa
5 vantagens para a sua saúde de usar alecrim no tempero da ceia de Natal
Shampoo para clarear o cabelo funciona? Veja cuidados e contraindicações
Óleo de alecrim escurece o cabelo? Conheça os benefícios e como usar