Quem casa, quer casa! No caso dos recém-casados Lívia e Thiago, o novo lar é um apartamento de 40m² que, além deles, abriga também a gata Filó. Por isso, o pouco espaço - que abriga pé direito alto, mezanino, sala de estar acoplada com cozinha e dois banheiros - recebeu intervenções criativas para aliar praticidade, decoração com personalidade, aconchego e, tudo isso, com baixo orçamento.
A dupla de arquitetos José Guilherme Carceles e Diogo Luz, da Casa 100 Arquitetura, apostou na marcenaria sob medida como coringa para organizar e aumentar o ambiente. Acabamento rústico, muito cimento e aproveitamento da luz natural foram as soluções para dar uma identidade urbana e funcional ao novo endereço sem estourar a conta bancária. Confira o resultado:
A exigência da moradora para a sala era ter em um mesmo espaço sala de estar e de TV, mas "separadas". A solução foi construir um móvel com duas funções. Quando aberta, a peça amarela acomoda a televisão. Já fechada, se transforma em aparador, apoiando livros e luminária.
A luminosidade do local ganhou mais força com a derrubada da laje do mexanino e aumento do pé direito. “Esse tipo de móvel multiuso é perfeito para aproveitar ao máximo espaços pequenos como esse".
Na cozinha - que é acoplada à sala - a marcenaria brilhou mais uma vez como a bancada de madeira com dois bancos embutidos, que quando esticados viram uma mesa de quatro lugares. Prateleiras que chegam até o teto resolveram o problema da falta de armários.
Destaque para o painel preto pintado com tinta lousa, que separa a cozinha da lavanderia. As luminárias de cobre harmonizam com os tubos que protegem a escada e criam um espaço isolado embaixo dela. Este local foi reservado para Filó.
A escada, que ficou no cimento bruto e livre de acabamentos, se destaca no design adotado na decoração: "ela segue um estilo bruto, que exploramos neste projeto", comenta Luz.
No quarto, a luz natural foi melhor aproveita ao derrubar a proteção do mezanino e instalar no lugar uma bancada de fora a fora - que ainda serve de home office - feita em chapa metálica e revestida de mandeira. “A ideia foi substituir uma barreira por um móvel utilitário, que ainda ampliou o quarto. A bancada virou um home office, duas cabeceiras e uma boa prateleira”, explica Carceles.
O banheiro ganhou muito charme com parede inteira de azulejos e amplitude com porta sem batente. “A parede inteira de azulejos também ajuda, pois quando você estende o mesmo material no acabamento o ambiente cresce”, Armários escuros, chapa metálica e torneiras simples de latão complementam o local como alternativas baratas.
(Fotos: Paula Fraile Fonseca / Divulgação)
Decoração de banheiros pequenos