Começamos este Terra Decora avisando que ele é sobre o Bruno Alves: um marido fofo! Ele mandou um email para nós com o assunto "Socorrooo decor". Não entendeu nada? Calma, a gente explica! Tudo começou quando ele "despachou" a mulher para a casa da sogra por uns dias e, sozinho, comprou móveis novos e mudou toda a decoração da sala do casal. Mas, como não é lá muito bom dessas arrumações, escreveu para dizer que precisava desesperadamente de ajuda para saber se acertou ou se vai dormir no sofá novo por um tempo. Calma Bruno: sua missão é nossa missão! Ou melhor, do arquiteto Thiago Mondini.
Dúvida:
Eu estava navegando no site e gostaria de pedir uma ajuda. Vou fazer uma surpresa para minha esposa. Fiz ela ir para casa da mãe dela, que é em outro Estado, passar uns dias lá. Preparei uma surpresa, para que quando ela chegasse tivesse uma nova sala.
Comprei tapete shaggy vermelho, poltrona, pufe, um home branco suspenso e um sofá retrátil tecido "suede". Mas não consigo distinguir a cor dele, se é um cinza-chumbo, ou um verde-acizentado ou ainda um grafite-amarronzado. Mas acho que errei tudo!
Só gostaria de saber se posso fazer alguma coisa para melhorar e saber se errei feio ou se acertei. Ela chega essa semana! Só não posso trocar o sofá porque já passou de uma semana que comprei! Socorro!!!
Resposta do profissional:
Oi Bruno! Você não errou a composição toda. Escolheu um sofá numa cor neutra e optou por inserir um pouco de informação numa poltrona, que é uma peça menor. Essa composição funciona, sim (como mostra a foto do projeto abaixo: sofá claro combinado com poltronas estampadas). #pontoparaoBruno
Na minha opinião, o que está pesando é o tapete vermelho. Ele poderia ser num tom um pouco mais neutro (existem tapetes do mesmo tipo com mescla de fios marrons, pretos e beges). Ou então numa opção listrada com cores neutras misturadas com outras mais vibrantes (essa opção é mais difícil de resolver porque você já tem o patchwork na poltrona). O tapete também precisa ser cerca de 30cm maior tanto no comprimento quanto na largura, pois o ideal é que ele entre debaixo do sofá e da poltrona para amarrar o conjunto visualmente. (A foto mostra o que seria o tamanho ideal do tapete).
Pense em pintar a parede da TV e da porta ao lado do sofá num tom um pouco mais escuro, como um fendi ou um bege-acinzentado. Você pode até ousar e pintar num tom bem mais escuro de cinza-chumbo, azul-marinho ou chocolate (bem escuro mesmo). Isso dará mais profundidade ao ambiente e vai valorizar o móvel claro. (Esta sala é um exemplo de ambiente com paredes coloridas).
Para esconder os fios abaixo do painel, utilize, no canto da sala, um vaso com uma planta de tamanho médio, adequada para ambientes internos. E também um cesto ou baú decorativo ao lado do pufe.
Para fechar, falta responder a dúvida cruel do Bruno: qual a cor do sofá? Bem, a partir de uma foto não é possível responder esta dúvida, pois há cores que ficam no limite entre vários tons. Neste caso, o sofá parece um cinza quente, ou algo da família dos beges acinzentados (que podem variar para mais quente, mais frio, mais claro e mais escuro). Nomear a cor não é tão importante nesse contexto, pois o sofá tem tom neutro.
Como participar
A nova seção do canal Casa e Decoração doTerra ajuda os usuários na hora de decorar seu espaço. Com profissionais renomados de arquitetura e design no Brasil, o Terra Decora responde semanalmente às perguntas dos leitores que quiserem participar.
Para ter sua dúvida solucionada na seção, basta enviar sua pergunta e a foto do cômodo, móvel ou espaço que precisa decorar pelo vc repórter, canal de jornalismo participativo do Terra, ou mandar um e-mail para vcreporter@terra.com.br.