A beleza das plantas é sempre bem-vinda quando o assunto é decoração, mas muitas pessoas desistem de tê-las em casa por conta da falta de tempo para os cuidados necessários. A boa notícia, porém, é que algumas espécies necessitam menos regas e vivem bem em condições variadas de luminosidade e temperatura.
Então, se você sempre quis ter plantas em casa, mas nunca levou a ideia adiante por causa da rotina agitada, saiba que plantas como cactos, suculentas e hortênsias não exigem tantos cuidados e podem ser a aposta ideal para você. Veja as dicas da empresa Giuliana Flores abaixo:
1. Cactos
O cacto vive com pouca água na natureza, portanto, ao ser cultivado em casa, deve ser irrigado apenas quando o substrato estiver completamente seco. No inverno, a planta entra em repouso e as regas devem ser evitadas, pois a água pode facilitar o aparecimento de bactérias e fungos. O cacto não precisa ser podado.
2. Antúrio
O cuidado mais importante é colocar os antúrios em um local bem iluminado, mas bem protegido do sol forte, para que não as folhas não queimem. Regue com pouca água três vezes por semana.
3. Begônias cor-de-rosa e vermelhas
As begônias são resistentes, não exigem tratamentos específicos e podem ser plantadas em vasos pequenos - ou seja, são uma boa pedida para ambientes sem muito espaço. Gostam de luz, mas não necessariamente sobre elas, por isso, o ideal é que fiquem perto de vidraças.A recomendação é regar as begônias duas ou três vezes por semana com pouca água.
4. Suculentas
As suculentas costumam ser confundidas com minicactos e apresentam grande variedade de flores. Gostam de sol e, portanto, são bem-vindas em janelas e jardins. Nas estações quentes, devem ser regadas, no mínimo, uma vez por semana. O intervalo aumenta para a cada três semanas em épocas frias.
5. Hortênsia
A hortênsia não precisa de muita luminosidade para sobreviver e, por isso, se adapta bem em apartamentos. Deixe-a em ambientes frescos e regue duas vezes por semana.
6. Espada-de-São-Jorge
A Espada-de-São-Jorge tem origem africana e é muito forte, já que sobrevive bem a poucas irrigações, ao sol intenso e ao frio. Coloque-a em um ambiente com muita luminosidade e regue em dias alternados, evitando que o solo fique seco por completo.
Plantas e decoração
Na hora de decorar a casa com plantas, vale dispô-las em vasos, jardins internos e jardins verticais (nas paredes). Vaso em frente a um espelho, por exemplo, é um bom recurso justamente por duplicar a beleza das flores e folhas. Confira algumas ideias nos projetos abaixo:
Foto: Divulgação/Evelyn Muller
A composição de vasos criou um jardim vertical ao lado da banheira. A proposta é da arquiteta Flávia Sá. Informações: (11) 3853-4606
Foto: Divulgação/Marcos Rodrigues
Madeira de demolição forma o painel para dispor as plantas. O quadro vivo tem uma proteção para evitar o contato da água com a madeira. A execução da ideia da arquiteta Cilene Monteiro Lupi ficou a cargo da paisagista Fernanda Almeida. Informações: (11) 3062-7650
Foto: Divulgação/J. Vilhora
A área da piscina ganhou toque verde com plantas dispostas em murais, no projeto assinado pela arquiteta Eliana de Sousa.
Foto: Divulgação
Plantas são o destaque da decoração da varanda proposta pela UMM Arquitetura. Vasos de diferentes tamanhos estão dispostos no chão, mesa e aparador. Para completar, plantas suspensas no mural e no pilar. Informações: (11) 3854-5653
Foto: Divulgação/J. Vilhora
Samambaias conferem toque verde à área gourmet, assinada pela dupla Pilar Hernandez e Andréia Hernandes. Informações: (11) 7878-7685/9.8121-4700
Foto: Divulgação/J. Vilhora
Na varanda proposta pela dupla Marcos Biarari e Marcio Rodrigues, as plantas estão em destaque. Vários vasos estão dispostos no chão e no aparador. O vaso com flores roxas e brancas enfeita a mesa de centro e confere cor ao ambiente. Informações: (11) 4221-1368
Foto: Divulgação/J. Vilhora
A planta foi disposta em frente ao espelho para que duplique a imagem. A proposta é da dupla Marcos Biarari e Marcio Rodrigues.
Foto: Divulgação/J. Vilhora
A flor branca e a folhagem verde compuseram bem com o quadro com detalhes em amarelo, no ambiente assinado pela dupla Marcos Biarari e Marcio Rodrigues.
Foto: Divulgação/Marcos Milozi
O relevo da parede cria espaços para dispor pequenos vasos. A proposta é da Cactus Arquitetura. Informações: (11) 3080-2230
Foto: Divulgação/Rômulo Fialdini
O verde das folhagens dá um toque a mais ao ambiente de cores claras e neutras. O projeto é da arquiteta Débora Aguiar. Informações: (11) 3889-5888