Beleza e conforto são sempre a prioridade na hora de comprar roupas para as crianças. Porém, outra preocupação sobre assunto — e que, às vezes, passa despercebido — diz respeito a lavagem corretamente das peças. Afinal, ter as roupas limpinhas e bem cuidadas também é importante para o bem-estar dos pequenos.
Nesse sentido, além da limpeza da máquina de lavar, há outras dicas que ajudam a prolongar a vida útil das peças. Veja a seguir algumas delas, segundo Angelo Max Donaton, CEO de uma franquia de lavanderias self-service:
Lavagem delicada
Como as roupas infantis são peças pequenas e confeccionadas com materiais e tecidos muito específicos, a lavagem no modo delicado é a opção correta.
"Acionando esse ciclo, as roupas podem ser lavadas tranquilamente e não sofrerão danos. Também podem passar pelo processo de centrifugação e secagem, já que esse ciclo é pensado justamente para elas", afirma Angelo.
Evite cheiros fortes
Um erro muito comum na lavagem de roupas infantis é exagerar nos produtos com cheiro forte. "Além de incômodo para as crianças, substâncias e odores intensos podem causar reações. O uso moderado de amaciante é a melhor opção para esses casos. Existem no mercado produtos com cheiro mais suave e que as crianças se adaptam bem", explica o especialista.
Cuidado com as manchas
Todas as vezes que houver um acidente com roupas infantis, o recomendado é limpar imediatamente. Em seguida, deixe de molho com um removedor de manchas. "Nesses casos, o uso do sabão neutro líquido é fundamental para a sujeira não fique grudada no tecido e saia com maior rapidez", destaca.
Armazenamento correto
Após todo processo de lavagem, valem alguns cuidados quanto ao armazenamento das peças. "Checar se estão completamente secas evita o surgimento de mofo. Além disso, recomenda-se o uso de cabides do tamanho adequado e que o armário seja arejado, para impossibilitar a aparição de ácaro", completa Angelo.
Fonte: Angelo Max Donaton, CEO da Lavô.