A orquídea é uma das plantas queridinhas dos lares brasileiros, por embelezar e alegrar os jardins ou ambientes internos. Ela pertence à família Orchidaceae, que apresenta uma grande variedade de espécies, podendo ser encontrada em diferentes cores.
A seguir, confira quais são os tipos de orquídea e veja tudo o que você precisa saber para manter a sua sempre saudável:
Quais são os tipos de orquídea?
Estima-se que existam cerca de 50 mil espécies de orquídea - somando as encontradas na natureza e as criadas em laboratório, com cruzamento de espécies. É uma planta típica de regiões tropicais, mas que existe em diversas partes do mundo, o que colabora para tamanha diversidade.
Alguns tipos são mais comuns e podem ser facilmente encontrados à venda. No Brasil, as espécies de orquídea mais encontradas são as dos gêneros Cattleya, Phalaenopsis (orquídea-borboleta), Cymbidium e Dendrobium.
Outros são raros e até inusitados, como a orquídea negra e a orquídea fantasma.
Quais são as cores de orquídeas?
A variedade de cores é outra característica dentre as milhares de espécies da planta. Além da forma como são encontradas na natureza, é bastante comum que as orquídeas sejam tingidas artificialmente. As cores mais comuns são branco, roxo, amarelo, rosa e azul.
Como cuidar de orquídea?
A orquídea, ao contrário do pensamento comum, pode ter vida longa. Tudo depende de que ela receba os cuidados apropriados quanto à iluminação e temperatura, tipo de vaso, frequência das regas e manutenção das raízes.
É normal que as flores da orquídea caiam?
Esta é uma dúvida bastante comum dos jardineiros iniciantes. O ciclo de desenvolvimento da orquídea, após a floração, passa pela queda das flores, que murcham e caem da haste. O processo é, portanto, natural, e pode ser resolvido com facilidade.
A orquídea precisa ser replantada?
Para saber se sua orquídea precisa ser replantada, atente-se a sinais como a decomposição do substrato e a falta de espaço no vaso. É possível que o replante seja feito em outro vaso ou em uma árvore.