Às vezes bate aquela vontade de dar um toque diferente na decoração com algo mais criativo, não é mesmo? Mas como fazer isso sem gastar muito e ainda por cima não agredir o meio ambiente? São muitas as respostas possíveis, mas uma alternativa recente que tem caído como uma luva para casos como esse é a cortiça, um item que chama a atenção pelo preço baixo e sustentabilidade.
Originária do sobreiro, uma árvore que não necessita ser cortada para ter sua extração, a cortiça sempre foi um elemento presente no dia-a-dia dos brasileiros, sobretudo em escritórios e estabelecimentos comerciais. No entanto, mais recentemente a cortiça tem sido explorada no que diz respeito ao seu potencial estético, ou seja, como uma cortiça decorativa, caráter este que de fato é rico e interessante para muitos tipos de imóvel.
O material pode ser utilizado de diferentes formas, sendo o quadro de cortiça decorado para anotações apenas o uso mais comum. Há que opte por aplicar a cortiça em toda uma parede, por exemplo, dando um aspecto mais rústico ao ambiente, o que também funciona como uma ótima técnica de levar mais funcionalidade à decoração.
Mural de cortiça decorado também é comumente utilizado em quartos e cozinhas de modo funcionar como um coringa na organização de ideias. O interessante da cortiça na decoração é o fato de ela reunir os principais elementos para design que seja do agrado de quem morará na imóvel: versatilidade, preço baixo e funcionalidade.
Se você ficou interessando nas maravilhas da cortiça, continue lendo e confira todas as possibilidades que o material oferece para você e sua casa. Aproveite e confira nossa galeria com modelos inspiradores que vão desde o quadro de cortiça decorado simples até a decoração de parede com cortiça.
O quadro de cortiça decorado
O quadro de cortiça decorado é, de longe, um dos usos mais comuns do material. Isso ocorre pelo fato de a cortiça ser muito boa para prender papeis e outros itens que os moradores do imóvel queiram deixar à vista de todos, seja para servir de lembrete ou até mesmo para mostrar conquistas pessoais, pendurando medalhas e certificados importantes.
Uma outra possibilidade interessante do quadro de cortiça decorado é de funcionar como uma espécie de mural de fotos, algo ainda mais comum na decoração de casas. Para essa possibilidade, a dica é sempre optar por um arranjo mais divertido das fotos, inserindo outros elementos por entre elas e até mesmo objetos que funcionem como lembranças dos momentos registrados.
O mural de cortiça decorado
Falando em murais de fotos, val lembrar que também há o mural de cortiça decorado, que pode servir tanto de suporte para as fotografias, quanto como um simples elemento que funciona de modo a decorar a parede ou até mesmo o teto de um cômodo. Para um quarto por exemplo, utilizar a cortiça como mural que segue um tema preestabelecido pode ser muito interessante e barato, sobretudo em quartos infantis.
É muito fácil encontrar moldes prontos para montar o mural de cortiça decorado, com temas variados. Um modelo divertido e bonito é o de mapas, que também possui sua própria variedade. Além disso, é válido você mesmo criar o seu mural de cortiça, com formatos estabelecidos pelo seu gosto, já que estamos falando de um material facilmente maleável.
Decoração de parede com cortiça
A decoração de parede com cortiça é um uso mais recente do material e tem sido aprovado e aproveitado por uma série de decoradores, principalmente aqueles que são famosos por suas composições modernas. Isso ocorre pelo fato de a cortiça ser um item que remete ao rústico e ao industrial, mas a depender da combinação feita pode ter um grande apelo moderno.
A decoração de parede com cortiça, portanto, pode ser feita de diferentes formas, desde um total revestimento a simples composições visuais que utilizem o material como elemento. Além disso, a combinação pode ser feita com a placa de cortiça comum, como a conhecemos, e também com peças que a tenham como matéria prima, por exemplo a rolha de garrafas de vinho.
Outras possibilidades de inserir a cortiça na decoração
Como já adiantado, estamos falando de um material extremamente versátil, por isso são muitas as possibilidades de inserção da cortiça na decoração. Além dos quadros e dos murais há a opção de elaborar itens mais funcionais com a cortiça, como por exemplo porta copos, bandejas e até mesmo um porta-chaves simples e elegante, que chame a atenção pelo caráter rústico e moderno.
Um outra possibilidade comum é o revestimento de móveis com a cortiça. Isso, no entanto, exige mais trabalho e deve ser feito com muito cuidado, sobretudo no que diz respeito ao acabamento. Caso contrário, inserir a cortiça na decoração desse modo fará com que toda a cozinha, por exemplo, ganhe um aspecto pesado e até mesmo feio. Dito isso, na hora da montagem, use boas peças de cortiça, o que também vale para ferramentas e outros itens que possam ser necessários.
Cuidados a se ter com cortiça decorativa
Apesar de ter uma série de vantagens, a cortiça decorativa necessita de cuidados periódicos para permanecer interessante do ponto de vista estético e até mesmo funcional. Isso diz respeito sobretudo à limpeza de itens que sejam feitos a partir de sua exploração.
Dito isso, aqui estão alguns cuidados essenciais a se ter com a cortiça decorativa:
- Limpe a cortiça sempre que encontrar sujeiras com o auxílio de um pano levemente umedecido e sabão neutro;
- Para limpezas esporádicas, utilize um pano seco de modo a tirar o pó;
- Se a cortiça for envernizada, é necessário ter ainda mais cuidados para não retirar a camada protetora.
Pronto! Seguindo todos as dicas você terá a cortiça sempre muito bonita e funcional, do jeitinho que deve ser.