A jornalista britânica Alice Robinson não sabia mais o que fazer com tanta ropa suja e manchada em casa e para se manter longe da estatística de que as famílias britânicas "jogam fora" 100 milhões de libras (aproximadamente R$ 380 milhões) anualmente estragando roupas por lavá-las de forma errada, foi buscar maneiras eficazes de se dar bem com a máquina de lavar. Com a ajuda do expert Steve Anderton ela testou e listou os resultados de algumas ideias caseiras que encontrou na internet. Confira a lista publicada no site inglês Daily Mail:
1) Refrescar a roupa com vodca?
A teoria diz que a vodca age como o álcool em gel na limpeza das mãos, aniquilando os germes e reduzindo o mau cheiro. Alice testou o produto em um vestido que não gostava muito e que estava com odor de mofo depois de passar o inverno todo no guarda-roupa. Segundo ela, após aplicar a bebida pura e deixar "respirar" por uma hora pendurado na porta, o vestido cheirava melhor.
O especialista Steve afirma que a vodca tem sim efeito em remover manchas e aliviar o mau cheiro, mas pode danificar a cor das roupas e tecidos mais finos, como a seda. Por isso, ele recomenda o uso de eliminador de odores vendidos em supermercados e feitos justamente para este fim, que comprovadamente funcionam.
2) Vinagre faz milagre na limpeza da máquina?
A teoria diz que vinagre branco ajuda a eliminar bactérias e limpar o interior da máquina de lavar. Alice testou: colocou meio copo do líquido na máquina cheia de água na temperatura mais alta possível e observou que o cheiro havia melhorado e até a tampa estava mais clara.
Steve aprovou a iniciativa e garantiu que o vinagre branco é um ótimo agente de limpeza e elimina sim as bactérias. Ele disse ainda que uma vez por mês é preciso lavar a máquina com água em temperaturas altas - com ou sem vinagre.
3) Aspirador de pó para limpar o filtro da secadora?
A teoria aponta que aspirar os fiapos de tecido que se acumulam no filtro da secadora é simples e eficaz. Alice testou: tirou a maior parte dos fiapos com o aspirador e terminou o serviço com um pano úmido. "Podia ter feito um suéter com tanto fiapo que tinha lá dentro", conta.
Steve explica que o método é válido e eficaz porque filtro entupido faz a máquina liberar menos ar, prejudicando o tecido das roupas para fazer a secagem no tempo esperado. Mas ele explica que é mais fácil tirar o excesso de fibras com as mãos mesmo a cada secagem e aspirar uma vez por mês para manter o filtro em dia.
4) Café tinge calça jeans?
Teóricos defendem que café solúvel ou líquido devolve o preto às calças jeans desbotadas. Apesar de não saber exatamente como aplicar o café, Alice colocou uma xícara da bebida solúvel no tambor durante a lavagem e viu que os jeans ficaram realmente mais escuros. "Para minha surpresa, as calças não ficaram cheirando como se tivesse derrubado café nelas".
Steve afirma que a técnica realmente funciona, mas é preciso grandes quantidades de café, por isso aconselha usar produtos apropriados para tingir tecido.
5) Bolas de tênis mantém edredom macio depois da lavagem?
Parece surreal, mas Alice testou a teoria de colocar algumas poucas bolas de tênis na secadora junto com o edredon e viu que eles saiam macios e não achatados e empelotados como geralmente acontece.
"Isso é fantástico", diz Steve. O especialista comenta que a prática realmente funciona porque o "recheio" do edredom fica compacto porque não seca completamente. Assim, as bolas de tênis ajudam a levar o calor da máquina para o interior do cobertor fazendo que ele fique seco de forma uniforme. E, claro, macio como antes.
6) Congelar roupas de seda funciona?
Ao invés de lavar a seco, dizem que funciona congelar roupas de seda. A suposta técnica diz para lavar as peças na mão com sabão em pó comum, deixar secar um pouco, colocar no freezer por algumas horas e depois só passar com o ferro. Alice testou e não aprovou: segundo ela, depois de tirar um cachecol de seda do congelador ele parecia mais sujo que antes, ainda tinha a mancha e havia pegado as cores de caixas de alimentos que estavam perto, além de ter perdido o brilho.
"Nenhum freezer é melhor que um tintureiro", disse Steve. Segundo ele, esta técnica é completamente errada porque lavar de forma agressiva quebra facilmente as fibras superficias da seda. E, como o corante não é bem ligado ao tecido, a cor pode mudar e também ganhar novas manchas.
7) Sal devolve a cor das roupas?
Alice testou a teoria de que duas colheres de sopa de sal devolvem a cor vibrante às roupas, uma vez que interage com o detergente deixando-o mais potente. Ela colocou a quantidade indicada na lavagem dos vestidos da filha de cinco anos e achou que eles ficaram um pouco mais brilhantes, mas nada que fizesse realmente diferença.
Steve explica que esta técnica funciona sim, mas que a quantidade de sal precisa ser maior, talvez quatro colheres de sopa. No entanto, ele não recomenda usá-la com seda e lã, mas afirma que com algodão pode ser válida.
8) Leite tira manchas de caneta?
A teoria diz que o ácido lático do leite é eficiente para tirar manchas de caneta das roupas. Então, Alice mergulhou um colete branco do filho sujo de tinta azul em leite semi-desnatado e, após uma hora, levou para a máquina. Viu que a mancha tinha diminuído, mas não desaparecido totalmente.
Steve afirma que mancha de caneta é uma das mais difíceis de serem retiradas, mas que a pouca quantidade de ácido lático do leite não fará tanto efeito assim. Por isso, prefira produtos especializados.
9) Aspirina deixa a roupa mais branca?
Alice mergulhou as meias brancas sujas do filho em água quente com cinco comprimidos de aspirina dissolvidos. Duas horas depois, percebeu que a água estava suja, mas as meias também continuavam insistentemente encardidas.
Steve explica que aspirina contém ácido salicílico, que pode funcionar como alvejante, mas a quantidade usada é insignificante. "Talvez umas 500 pílulas funcione!", brinca o especialista. Mais uma vez, os produtos disponíveis no mercado para esta finalidade são a melhor opção.