Oferecimento
Vida e Estilo

Cinco plantas que atraem borboletas; veja como tê-las perto em casa, mesmo na cidade

Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Derby, mostrou que contar os insetos pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade

27 mar 2025 - 17h38
(atualizado em 28/3/2025 às 09h39)

Belas, coloridas e sinônimos de renovação. As borboletas costumam chamar nossa atenção e trazer uma sensação de leveza. Pode até parecer bobeira quando falamos assim, mas estudos mostram que só a presença desse inseto pode nos acalmar. Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Derby, analisou pessoas que estiveram em um evento de contagem de borboletas, e descobriu que a atividade reduziu os níveis de ansiedade dos participantes. Além do conforto, os bichinhos auxiliam o meio ambiente! Só esses motivos já dão uma vontade de viver entre eles, né? Então, confira, em seguida, cinco plantas que podem atraí-las para a sua casa.

Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Derby, mostrou que contar os insetos pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade
Uma pesquisa, realizada pela Universidade de Derby, mostrou que contar os insetos pode ajudar a reduzir os níveis de ansiedade
Foto: Canva Equipes/Sy / Bons Fluidos

Cultive essas cinco plantas para atrair borboletas

Quando queremos nos aproximar de passarinhos ou, até mesmo, patos, usamos a tática de dar comida a eles, certo? O mesmo pode ser utilizado para atrair borboletas! Desta forma, é necessário cultivar flores ricas em néctar. Além disso, prefira as plantas achatadas ou com tubos de floração curtos. Outro fator que atrai os insetos é a coloração.

Publicidade

Por isso, espalhe pela sua casa, seja na varanda ou nas janelas, as seguintes flores: Estrela-do-Egito, Lantana, Verbena, Lavanda, Flamboyânzinho, Flor-de-Mel e as Margaridas. Especialistas recomendam plantá-las preferencialmente, nos meses de primavera.

Outras táticas

Entretanto, para atrair os insetos, também devemos apostar em outras práticas, como bebedouros de beija-flores com água adoçada ou de frutas. Além disso, vale utilizar os frutos, tal qual bananas ou mangas, como adubo. Outra forma de ter borboletas em casa, é cultivar flores silvestres, como Artemísia e Hera, que constituem o ambiente propício para a formação de larvas. Essas, por conseguinte, logo se transformaram nos insetos que trazem tanto conforto!

 "O contato com as borboletas é uma forma de se aproximar da natureza. Isso pode trazer benefícios à saúde, como alívio de estresse e melhora do bem-estar", afirmou a aluna de mestrado em Ecologia do LABBOR, Aline Vieira, ao Borboletário de São Paulo. 

Publicidade

*Texto sob orientação de Helena Gomes

Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se