O psicólogo Carl Jung disse: "Não sou o que aconteceu comigo, sou o que escolho me tornar". Para muitos, o relacionamento com a família pode ser complicado. E, embora nossas experiências nos moldem quando crianças, é possível que, agora como adultos, acreditemos ter superado o que vivenciamos.
No entanto, esses padrões aprendidos na infância podem gerar ressentimentos silenciosos que nem percebemos. Você pode estar demonstrando certos comportamentos com seus pais sem saber que eles refletem o ressentimento que carrega desde a infância. Reconhecer esses sinais pode ser o primeiro passo para curar suas feridas. Veja como:
1. Você evita contato
Quando algo nos machuca, mesmo que inconscientemente, nosso cérebro busca nos proteger, e a tendência é nos afastarmos. Por isso, pode ser difícil para você ligar para seus pais, visitar seus irmãos ou avós ou reservar um tempo para manter um mínimo de relacionamento com a família.
Sempre há uma desculpa para não ir. Não se trata de estar ocupado, mas de evitar o contato — e isso pode ser um sinal de ressentimento. Entretanto, evitar contato apenas aumenta a distância e reduz as chances de resolver os conflitos que os separam.
...
Veja também
O que significa quando alguém tem ataques de raiva, segundo a psicologia
Como usar a raiva de forma construtiva