A insônia é um dos grandes vilões para o bem-estar e qualidade de vida dos brasileiros. Pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) aponta que 72% da população sofre de doenças relacionadas ao sono, e a insônia é a principal delas. Quer saber como lidar com ela?
A insônia é caracterizada pela dificuldade de iniciar o sono, de mantê-lo durante a noite, ou a tendência a acordar antes do horário desejado. Ela pode levar a problemas de saúde como obesidade, hipertensão arterial, diabetes, ataques cardíacos, derrames, demência e depressão. Saiba, então, o que ajuda e o que atrapalha quando você enfrenta insônia.
1. Beber ajuda a dormir?
Apesar da bebida deixar as pessoas mais sonolentas, o álcool altera a arquitetura do sono e pode piorar seu sono.
2. Saúde mental resolve?
É claro que investir em saúde mental é sempre importante, mas as causas da insônia podem ser físicas, problemas com seus hábitos e estilo de vida (higiene do sono) e até o uso de alguns medicamentos.
3. Atividade física ajuda?
Pode ajudar sim, mas evite malhar muito tarde para não ficar muito “ligado”.
4. E as telas?
É melhorar desligar TVs, tablets e celulares meia hora antes de ir para a cama. A luz e os estímulos visuais e sonoros podem atrapalhar. Prefira um livro já deitado.
5. E os remédios?
Eles podem auxiliar, mas devem ser usados por tempo limitado e sempre sob supervisão médica. Boa parte dos indutores do sono pode causar dependência! Melhor tratar as causas do que apenas aliviar sintomas. Invista em mudanças de hábitos e terapia cognitivo-comportamental para insônia.
6. Cochilar resolve?
O cochilo não compensa a noite perdida e ainda pode atrapalhar o sono da noite seguinte. No máximo 10 a 20 minutos e só até as duas da tarde!
7. Melhor sair da cama?
Se você está “fritando” na cama, melhor sair, tentar desfocar e fazer algo que acalme, como ler ou ouvir uma música relaxante. E voltar a deitar apenas na hora que sono bater de verdade.
Uma ou outra noite em claro pode acontecer com qualquer um, mas se a dificuldade se tornar crônica é muito importante investigar as causas. Acordar cansado e irritado mesmo dormindo a noite toda também pode sinalizar outros distúrbios do sono, como a apneia. Procure tratamento e durma bem!
*Jairo Bouer é médico psiquiatra e escreve semanalmente no Terra Você