Proteção solar deve abranger rosto e corpo; acessórios também ajudam
Proteção solar deve abranger rosto e corpo; acessórios também ajudam
Foto: iStock

A essa altura do campeonato, quase na virada do ano, já tem muita gente na praia ou na beira da piscina curtindo o sol em mais uma temporada de verão, e essa tá pegando fogo. A gente preparou algumas dicas de como evitar problemas como queimaduras, manchas, envelhecimento da pele e maior risco de câncer de pele. 

Você já sabe, né? Os grandes aliados dessa jornada de bem-estar e saúde são um pouco de bom senso e protetor solar. Vamos lá?

Publicidade

1- A exposição ao sol deve ser feita, preferencialmente, antes das 10h ou após as 15h, já que entre esse horário a incidência de raios UV é maior, logo, mais nociva para a pele. Os efeitos do sol sobre a pele são cumulativos, ou seja, quanto mais tempo de exposição, maiores os riscos.

2- O protetor solar deve ser aplicado em quantidade adequada e espalhado uniformemente na pele. A recomendação da Sociedade Brasileira de Dermatologia é:

•    Uma colher de chá para a face e o pescoço;

•    Duas colheres de chá para o tronco e o abdômen;

Publicidade

•    Uma colher de chá para cada braço;

•    Duas colheres de chá para cada perna.

O ideal é que o protetor seja aplicado de 20 a 30 minutos antes da exposição solar e reaplicado a cada duas horas, ou se a pessoa nadar ou transpirar demais. Mesmo nos dias nublados ou quando se fica embaixo do guarda-sol é fundamental usar filtro solar.  Para a SBD, o fator de proteção solar (FPS) utilizado deve ser no mínimo de 30. Mas se a pessoa for usar uma quantidade de filtro menor do que o recomendada, o ideal é que o FPS seja de 50 ou mais, mesmo para quem tem peles mais escuras.

3- O protetor solar não é mágico, e assim é melhor complementar a proteção com bonés, chapéus e roupas que cubram partes mais sensíveis do corpo, de preferência com tecidos respiráveis e que também tenham FPS. 

4- Use óculos escuros com lentes com filtro UV, o que evita que a incidência da radiação solar prejudique a saúde dos seus olhos.

5- E, para terminar, você já sabe: se beber não dirija e nem se engaje em atividades que exijam atenção ou coordenação motora como nadar ou fazer esportes náuticos, 

Publicidade

A gente quer que todo mundo relaxe nas férias, se divirta muito na virada de ano, mas que possa estar feliz, tranquilo no ano que começa. Feliz ano novo, leitores e leitoras! 

*Jairo Bouer é médico psiquiatra e escreve semanalmente no Terra Você

Cuidados com o cabelo: proteção solar deve ir além do rosto e do corpo
Video Player
Fonte: Jairo Bouer
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se